Cidadeverde.com

Lombalgia: dor na coluna precisa ser investigada

Imprimir

Foto: Roberta Aline

Seja no trabalho ou simplesmente assistindo à televisão, são raros os momentos em que lembramos de manter a coluna ereta ou em uma posição adequada. A má postura é uma constante. O resultado é que 80% da população mundial adulta sofrem de lombalgia, problema conhecido como dor nas costas.

Muitos acabam ignorando o incômodo. Entretanto, é preciso cuidado para evitar o aparecimento de doenças graves. Uma das mais comuns é a hérnia de disco. Segundo o IBGE, o problema atinge 5,4 milhões de brasileiros.

Detalhes

A hérnia de disco ocorre por causa do desgaste da estrutura entre as vértebras, que funcionam como amortecedores naturais de impacto. Outros fatores que contribuem para o aparecimento da doença são: excesso de peso, quedas, traumas e movimentos bruscos. A falta de atividade física periódica também é responsável pelo aparecimento do problema.

Em média, a primeira crise surge aos 37 anos. Aliás, a hérnia de disco é a principal causa do pagamento de auxílio doença e a terceira de aposentadorias por invalidez

A prevenção está relacionada com a prática de exercícios de duas a três vezes por semana, no mínimo. Para evitar lesões e obter os resultados desejados, é indicado contar com a ajuda de um educador físico. Manter uma dieta equilibrada também é fundamental. Lembre-se de consultar um médico especializado para uma avaliação do problema. 

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais