Cidadeverde.com

CNJ alerta que Piauí já registra mais de 800 casos de Covid-19 nos presídios

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

O Sistema Prisional do Piauí já registra 871 casos confirmados da Covid-19,  entre o início da pandemia, no mês março, e o último dia 31 de agosto. O dado faz parte do balanço semanal divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reúne informações dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. 

O número representa um aumento de 42% em relação ao registrado no balanço divulgado na última semana, quando o Piauí possuía 512 casos confirmados da Covid no sistema prisional. 

De acordo com a última atualização, dos 871 casos confirmados até o momento no Piauí, 407 foram registrados entre detentos e 464 em servidores. 

Ainda de acordo com o CNJ, o Piauí ocupa a 7ª posição entre os estados no ranking de casos positivos entre servidores. Quando o assunto é contaminação entre detentos, a posição do Piauí é a 17ª. 

Até o momento, o sistema prisional do Piauí também registra três mortes por Covid-19, todas envolvendo servidores. De acordo com o balanço do CNJ, ainda não existem registros de mortes entre detentos no Piauí. 

O aumento do número casos apontado pelo Conselho Nacional de Justiça coincide com o início da flexibilização da entrada de itens no sistema prisional do Piauí, iniciada pela Secretaria de Justiça no último dia 20 de agosto. 

O boletim semanal do CNJ sobre contágios e óbitos por Covid-19 é publicado às quartas-feiras a partir de dados dos poderes públicos locais e ocorrências informadas ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Secretaria contesta dados

Procurada pelo Cidadeverde.com para comentar o balanço do CNJ, a Secretaria de Justiça contestou os dados apresentados. De acordo com a Sejus, durante a pandemia da Covid-19, 407 detentos testaram positivos, mas 220 já foram curados. 

Dentre os servidores (policiais penais, militares e servidores administrativos), de acordo com a Sejus, 244 testaram positivo e 186 já foram curados.

O total de casos no sistema prisional do Piauí, de acordo com a Sejus, é de 651.

Testagem

O Conselho Nacional de Justiça também apresentou dados referentes à quantidade de testes realizada nos presídios. 

No Piauí, 1158 testes foram aplicados entre os detentos e 600 entre os servidores que atuam no sistema prisional do Estado. 

Recursos

O CNJ também divulgou informações relacionadas aos recursos recebidos para o combate à pandemia no sistema prisional. De acordo com o balanço, o Piauí recebeu cerca de R$ 2,3 milhões do Fundo Penitenciário Nacional, destinados a bens e serviços no Sistema Prisional. 

No balanço, também consta um repasse estadual de R$ 10 milhões, também para aquisição de bens e serviços. 

O Piauí declarou ao CNJ ter distribuído 15 mil máscaras de tecido e 56.500 máscaras descartáveis à população carcerária do Estado.  

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais