Cidadeverde.com

COE adota protocolo para eventos eleitorais presenciais; confira recomendações

Imprimir

Foto: TRE-PI

Diante das eleições municipais neste ano, o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde divulgou, nesta quinta-feira (03), as recomendações e medidas de segurança para o período eleitoral. O documento não especifica o limite máximo de participantes nos eventos eleitorais presenciais, mas reforça o distanciamento social e os encontros virtuais. 

O COE afirma que "o objetivo dos integrantes do comitê é reduzir os riscos de disseminação do novo coronavírus, que continua circulando em Teresina".

A Prefeitura de Teresina informa que, de acordo com o documento, "as convenções partidárias e os encontros entre pré-candidatos e a população devem ocorrer preferencialmente de forma virtual".

“Nossa orientação é para evitar aglomerações e um possível aumento de casos de Covid e de óbitos”, ressalta o médico Walfrido Salmito, um dos integrantes do COE.

Encontros Presenciais 

Em relação aos encontros presenciais, o COE recomenda "que devem ser realizados seguindo todas as recomendações universais de precaução": 

  • uso de máscara;
  • a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel 70%; 
  • evitar aglomerações; 
  • evitar compartilhamento de objetos pessoais;
  • distanciamento social de, no mínimo, 2 metros entre as pessoas.

Ambientes Arejados

Os eventos presencias "devem ser realizados em ambientes arejados, com janelas e portas abertas, com a utilização de sistema de refrigeração de ar apenas quando for absolutamente indispensável". O COE recomenda que os organizadores façam, periodicamente, a limpeza e desinfecção rigorosa de ambientes e superfícies.

"No documento, o COE informa que segue reavaliando periodicamente os indicadores epidemiológicos para orientar a população de Teresina, assim como as instituições públicas e privadas para que o período eleitoral possa transcorrer da forma mais segura possível".

 

Carlienne Carpaso (com informações do COE/FMS)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais