Cidadeverde.com

Cuidados necessários para preservar os dentes e manter o sorriso bonito

Imprimir

Manter uma dieta equilibrada auxilia na conquista da desejada qualidade de vida. Assim como todo o corpo, os dentes também agradecem. Além de uma boa escovação, comer corretamente ajuda a evitar infecções e a garantir um sorriso bonito. É preciso aliar estética e saúde.

Isso significa que dietas e higiene bucal estão diretamente relacionadas. Uma alimentação balanceada não garante uma boca saudável sem a higienização correta. Por usa vez, a escovação não é suficiente se não houver um consumo regular de fibras e vitaminas.

Pessoas que consomem poucos nutrientes, por exemplo, estão mais vulneráveis a infecções e doenças bucais.

Cuidado

A maior preocupação deve ser com o ácido, presente em bebidas como vinho, café e refrigerantes, assim como em frutas cítricas. Ele provoca o desgaste do esmalte. Por isso deve ser consumido com cautela. A dica é enxaguar a boca logo após a refeição e esperar cerca de 30 minutos antes de escovar os dentes. Alimentos que contenham cálcio também ajudam.

É importante também evitar o consumo de alimentos com grande concentração de açúcar e amido. Isso por conta da formação das placas bacterianas e, consequentemente, das cáries.

O mais recomendado é comer frequentemente pães, frutas, verduras, derivados do leite, carne, aves, peixe, feijão, ovos e nozes.

Atenção redobrada com a alimentação das crianças, principalmente das que estão na fase de troca da dentição. As vitaminas e os sais minerais são importantes para aumentar a resistência contra infecções. Além disso, contribuem para a formação dos novos dentes.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais