Cidadeverde.com

Solidariedade muda vice de Fábio Novo após denúncias de racismo

Imprimir

Foto: Roberta Aline

 

Em reunião na manhã desta quarta-feira (9) entre o PT e o Solidariedade, o deputado estadual, Evaldo Gomes, apresentou um novo vice na chapa do pré-candidato a prefeitura de Teresina, Fábio Novo.

A mudança ocorreu após vir à tona a denúncia de que a Silmara Castro é suspeita de racismo contra a ex-presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), hoje, Secretaria Estadual de Cultura, Sônia Terra. 

Em 2003, a Polícia abriu investigação para apurar ataques sofrido pela presidente da Fundação Cultural do Piauí. Sônia Terra recebeu mensagens escritas com ameaças de morte e racista com expressões tão fortes que o Cidadeverde.com não vai reproduzir. Uma das ameaças, são citados os nomes do terrorista Osama Bin Laden, que fundou a Al-Qaeda e ditador Saddam Hussein. Na época, duas funcionárias da Fundac foram alvos da investigação, uma delas é Silmara, que negou participação. O inquérito foi concluído e não se chegou aos autores do crime. 

O pedido de retirada do nome de Silmara veio do Movimento Negro do PT.  

O bacharel em Direito e professor de Letras, Erico Luiz Araújo, foi apresentado como novo pré-candidato a vice de Fábio Novo. Ele substitui a líder comunitária Silmara Castro após o nome dela ser vetado por lideranças do PT. Erico ficou famoso com o movimento dos camelôs em Teresina, chegando a criar Associação de Micro Empreendedores e Trabalhadores Informais do Piauí. Ele liderou reivindicações dos comerciantes do Shopping da Cidade. 

"A Silmara conversou comigo e de forma bem pacifica retirou seu nome da chapa. Ela disse que é uma situação que a incomoda muito e por isso decidiu retirar a pré-candidatura, mas vai continuar apoiando a nossa pré campanha em Teresina. Agora o Solidariedade apresentou o professor Erico Luiz que tem um trabalho voltado entre outras áreas para a regularização fundiária, que é um tema que vou querer abordar muito em minha campanha", disse Fábio Novo.

O presidente do Solidariedade afirmou que o episódio da troca do vice não trouxe estremecimento da relação entre os dois partidos.

"Não há motivo para qualquer desavenças. Tudo foi resolvido com diálogo, desde o momento que a situação foi apresentada, nós buscamos conversar com o partido e com Fábio Novo para resolver a questão".

O pré-candidato a vice, Erico Luiz disse que vai trabalhar em prol das pessoas mais vulneráveis. 

"Eu aceito essa missão que me foi colocada pelo partido e agora vou trabalhar junto a Fábio Novo para atender as necessidades das pessoas mais humildades da cidade. Já temos um trabalho junto as comunidades e vamos ajudar agora na construção da campanha". 

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO
 
Eu, Silmara Castro dos Santos de Oliveira, em face das informações veiculadas na mídia a respeito da minha desistência ao cargo de pré-candidata a vice-prefeita de Teresina, na coligação PT, Solidariedade, PCdoB e Rede Sustentabilidade, venho por meio desta nota prestar os seguintes esclarecimentos:
 
1. Diante da resistência de um grupo vinculado ao Partido dos Trabalhadores ao meu nome, resolvi em nome da minha honra e em respeito à coligação, em especial, ao partido ao qual sou filiada (Solidariedade), retirar meu nome da composição da chapa.
 
2. Com tantos anos de atuação política, sei que é natural e até mesmo saudável que existam divergências. No entanto, o constrangimento gerado nesta situação vai além de posicionamentos políticos pessoais e atravessa questões profundas que atacam a minha honra e moral, envolvendo denunciações caluniosas em grupos de redes sociais.
 
3. Como militante de causas sociais, assistente social, especialista em Políticas Públicas e Intervenção social e artista, sempre lutei pela igualdade de direitos, contra preconceitos e discriminações em todos os âmbitos. A minha pauta por uma sociedade justa e igualitária é vivenciada todos os dias, desde a educação que promovi junto aos meus filhos, à minha atuação e reconhecimento entre familiares, amigos e instituições em que trabalhei/trabalho.
 
4. Sou mulher, branca, heterossexual e cristã. Reconheço com orgulho esse lugar, mas que me impõe também a responsabilidade de estar sempre reafirmando o meu posicionamento como FEMINISTA, ANTIRRACISTA, defensora dos direitos dos LGBTQIA+ e da LIBERDADE RELIGIOSA. Fui, sou e sempre serei defensora destas pautas.
 
5. Não pesa e nunca pesou sobre mim NENHUM TIPO DE PROCESSO JUDICIAL OU IMPUTAÇÃO LEGAL sobre racismo ou qualquer outro tipo de ato discriminatório. Por isso, nosso intuito com essa nota é restabelecer a verdade dos fatos. Lamento que atitudes isoladas, fora de contexto, banalizem uma luta histórica e tão cara à nossa sociedade. Me entristece ainda mais que utilizem de fatos inverídicos para promover ataques à honra de outrem.
 
6. Reafirmo meu compromisso com a sociedade teresinense, com as causas e lutas deste povo que precisa, neste momento, buscar o novo. Estarei trabalhando diuturnamente ao lado do meu partido, o Solidariedade, para que possamos, nessas eleições municipais que se aproximam, construir uma Teresina melhor para todos e todas. 
 
 
Abraços,
Teresina, 09 de setembro de 2020.
 
Silmara Castro


Flash Lídia Brito e Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais