Cidadeverde.com

SEMPLAN realiza workshop online para discutir projeto de adaptação climática

Imprimir

Foto: reprodução

A equipe da Agenda Teresina 2030, departamento da secretaria municipal de planejamento ligado a projetos de sustentabilidade, realizou na última quarta-feira (09) um workshop online, com profissionais e acadêmicos ligados às áreas urbanísticas e ambientais para discutir um projeto de sustentabilidade para os municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) da Grande Teresina.

 O projeto, que será financiado pelo GEF, fundo global para o meio ambiente, envolve diversas ações visando à adaptação da região às mudanças climáticas, como criação de unidades de conservação, transformar as hortas comunitárias em agroecológicas, criar uma zona de baixa emissão de carbono entre Teresina e Timon, entre outras.

Participaram do workshop arquitetos, engenheiros, biólogos, ambientalistas, estudantes, agricultores e pessoas em geral interessadas em sustentabilidade. O objetivo do evento foi ouvir essas pessoas para melhorar o projeto, fazendo uma construção colaborativa com pessoas que já trabalham ligados a essa área.

 “Nós temos uma proposta inicial, com diretrizes e projetos viáveis que possam integrar os municípios dessa região para desenvolver uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas. Nós apresentamos esse plano para os participantes e ouvimos as contribuições deles para aprofundar essa proposta, uma forma de ouvir a população para construirmos esse projeto juntos”, explica Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda Teresina 2030.

 “Achei o workshop uma iniciativa muito boa para despertar uma discussão que precisa ser feita. Muitas vezes a gestão não tem conhecimento de certas demandas que a sociedade civil tem e isso acaba passando despercebido na elaboração das políticas públicas”, conta o urbanista e pesquisador de planejamento urbano, Mário Pacheco.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais