Cidadeverde.com

Engenheira alerta para cuidados para evitar acidentes com energia elétrica

Imprimir

 


A morte da empresária e digital influencer Kerollayne Oliveira, após uma descarga elétrica no último sábado, reacendeu o alerta sobre os riscos de acidentes envolvendo energia elétrica em ambientes residenciais e comerciais. Para diminuir os riscos, cuidados precisam ser adotados, mesmo durante atividades consideradas simples, mas que escondem riscos. 

A engenheira eletricista Antonyele Sousa alerta que ao realizar a limpeza de espaços, com utilização de água, o primeiro passo é desligar todos os aparelhos eletrônicos e tudo que possa conduzir energia elétrica. 

“O que a gente prega muito com relação a serviços com eletricidade é que o primeiro passo é a desergenziação. O segundo passo é constatar a ausência de tensão. Em alguns segundos, é possível evitar que alguns acidentes possam acontecer. Esses simples passos, de desligar o disjuntor, desligar uma lâmpada, tirar um equipamento da tomada, evitam acidentes”, alerta. 

A engenheira ainda destaca que em muitos casos de acidentes, o excesso  de confiança acaba potencializando os riscos. “Às vezes a gente tem aquele pensamento: ‘isso nunca vai acontecer comigo, já estou acostumado a fazer isso’. Esse excesso  de confiança acaba trazendo mais riscos”, explicou. 

A profissional também alerta que existe uma norma reguladora que orienta todos os trabalhos de profissionais que lidam diretamente com energia elétrica.  A chamada NR-10 detalha todos os cuidados que devem ser adotados por pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com energia elétrica.


Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais