Cidadeverde.com
Viver Bem

Varizes: cuidados necessários para combater o problema

Imprimir

Foto: Roberta Aline

Quem nunca se incomodou ao olhar para as próprias pernas e ver pequenos vasinhos roxos ou, em casos mais evoluídos, veias saltadas, também conhecidas como varizes? Infelizmente, não há como fugir do incômodo estético e circulatório. Mas há tratamentos.

Fatores genéticos influenciam no aparecimento de varizes. Além dessa predisposição, determinados hábitos de vida contribuem. Permanecer por muito tempo sentado no trabalho pode desencadear o problema, por exemplo. O mesmo ocorre com pessoas que ficam em pé por longos períodos.

Quem tem prisão de ventre também corre mais risco. Portanto, é muito importante manter uma alimentação saudável com o consumo de fibras para manter o intestino regularizado. Outra forma de prevenção é a prática periódica de atividade física. Afinal, os exercícios conseguem melhorar a circulação sanguínea.

Estágios

As varizes são classificadas em seis estágios. Elas começam com vasinhos roxos e pequenos. Na sequência, surgem as varizes de grosso calibre e até mesmo feridas. Como o problema é progressivo, é importante procurar um médico especializado para iniciar um tratamento ainda na fase inicial

A primeira queixa é sempre estética. Depois começam as dores no fim do dia, assim como a sensação de queimação. Na sequência, a reclamação tem como alvo o inchaço da perna. O aparecimento de pintas vermelhas também é um sinal. Em estágios mais avançados, qualquer traumatismo que a perna sofra pode provocar uma ferida de difícil cicatrização.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir