Cidadeverde.com

Casos de dengue caem 92% em relação a 2008

Imprimir
A secretaria estadual de Saúde divulgou neste domingo de Carnaval os primeiros números da dengue no Piauí em 2009. Os índices da doença, já em queda desde o ano passado, despencaram na avaliação da sétima semana epidemiológica em todo o Estado. Foram notificados 36 casos no começo do ano, contra 446 do mesmo período de 2008. A queda é de 92%.
 
 
Em 2007, o Piauí havia registrado no mesmo período 1.647 casos e várias pessoas chegaram a morrer por dengue hemorrágica, a forma mais severa da doença. No ano passado, não houve nenhuma morte confirmada por dengue no Piauí. "Esse é um reflexo das ações realizadas em 2007, intensificadas no ano passado e que estamos dando continuidade em 2009", disse o secretário Assis Carvalho na nota divulgada pela assessoria. No geral, as notificações foram reduzidas em quase 70%.
 
Dos casos de 2008, 306 foram registrados na capital. Agora foram apenas três no maior município do Estado, o que não chega a 1% dos números do ano passado. No interior, Oeiras e Campo Maior registraram seis casos, contra cinco de Água Branca, e três de Pedro II e Piripiri. O Governo atribui os resultados ao mutirão da dengue, realizado de abril a junho do ano passado, com mais de 800 policiais militares, agentes municipais, e representantes da comunidade.
 
Suspeita de dengue hemorrágica
Faleceu neste domingo a agente de saúde identificada como Shirleane, de 32 anos, que trabalhava no Programa Saúde da Família na capital. Ela foi internada na semana passada no HCT - Hospital das Clínicas de Teresina - com suspeita de dengue hemorrágica. Segundo amigos, depois que seu quadro de saúde piorou, os médicos teriam mudado o diagnóstico para Púrpura, doença que também diminui o número de plaquetas no sangue.
 
Em contato com o Cidadeverde.com, o HCT confirmou a morte por Púrpura Trombocitopênica. O corpo da agente de sáude está sendo velado na Vila da Paz.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: