Cidadeverde.com
Viver Bem

Doença celíaca saiba sobre os sintomas e o diagnóstico

Imprimir

A indicação sobre a existência ou não do glúten está impressa nas embalagens de praticamente todos os alimentos. Apesar de não interferir diretamente em boa parte das pessoas, essa informação é importante para auxiliar quem sofre com a doença celíaca.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e aveia. No caso dos celíacos, ela agride o intestino e prejudica a digestão dos alimentos, um problema sério que resulta em perda de vitaminas e minerais.

A doença pode se manifestar em qualquer idade. Entretanto, costuma aparecer na primeira infância, entre zero e 2 anos, quando a criança começa a comer pão com maior frequência. Na fase adulta, a doença celíaca é o resultado de uma dieta rica somente em alimentos com trigo e cevada, como pizza, biscoito, tortas, bolos, cerveja e uísque.

Sintomas

Entre os principais sintomas estão: abdômen inchado, vômitos, náuseas, falta de apetite, diarreia por longos períodos e erupções na pele. O diagnóstico é simples, e normalmente feito com exame de sangue ou biópsia do intestino.

Dependendo da descrição dos sintomas, o médico pode indicar a exclusão do glúten da dieta imediatamente, como forma de testar se ele é a causa dos sintomas.

Por ser uma alergia com causa genética, não existe prevenção ou tratamento para a doença. Assim, a única forma de evitar os sintomas é mesmo cortando todos os alimentos com glúten da dieta. Nesses casos, é preciso manter uma dieta equilibrada.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir