Cidadeverde.com

Cuidados necessários para prevenir o glaucoma

Imprimir

Prevenir uma doença assintomática não é tarefa fácil. Por isso, as pessoas que fazem parte do grupo de risco do glaucoma precisam ficar atentas. O diagnóstico precoce é a forma eficaz de evitar que o problema evolua, em especial para uma cegueira

Para ajudar nessa tarefa é muito importante consultar um oftalmologista regularmente. Quem possui mais de 40 anos ou tem caso de glaucoma na família deve fazer o teste. O exame é rápido e indolor.

Testes

Para confirmar ou não a suspeita da doença o profissional costuma realizar dois tipos de teste: medição da pressão intraocular e avaliação de fundo de olho. Com isso, o médico verifica a necessidade da realização de exames complementares. Se a suspeita se confirmar, o paciente precisa dar início imediato ao tratamento.

O glaucoma não tem cura, mas possui tratamento. Com o controle da pressão intraocular, o paciente diminui as chances de desenvolver cegueira irreversível, podendo levar uma vida normal.

Para os casos crônicos da doença, o médico indicará colírios específicos para. Assim como ocorre com o controle da pressão arterial, o tratamento para o glaucoma é simples, mas precisa ser feito por toda a vida.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais