Cidadeverde.com

Médico alerta sobre importância do autoexame da mama

Imprimir


O câncer de mama matou 126 mulheres no Piauí em 2019. O médico Pedro Vitor, diretor da clínica ginecológica do Hospital getúlio Vargas (HGV), destaca a importância do autoexame e busca de atendimento médico. Ele frisa que a doença é grave e quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura. 

"As mulheres acima de 40 anos devem se preocupar com isso, procurar o médico do postinho da sua cidade e se o médico perceber alguma alteração na mama, vai encaminhar para o serviço de referência. Nas cidades do interior o encaminhamento é feito pelas secretarias de saúde e em Teresina pelos postos de saúde. Em casos mais avançados, a paciente pode ser internada e transferida de um hospital do bairro ou interior para o HGV", explica Vitor. 

Em média, o tempo de espera para atendimento especializado no Piauí era de dois meses, prazo que aumentou devido a pandemia do novo coronavírus. 

"No período da pandemia, essas consultas reguladas de postos e cidades do interior ficaram paralisadas, mas agora os atendimentos voltaram e estamos correndo atrás do prejuízo disponibilizando mais consultas para que as mulheres possam receber o atendimento adequado em mastologista", disse o médico Pedro Vitor. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais