Cidadeverde.com
Viver Bem

Refluxo: causas e prevenções para o problema

Imprimir

Nem sempre dor abdominal, azia e queimação são podem ser resolvidas apenas com efervescentes vendidos em farmácias. O problema pode ser provocado por refluxo. Por isso, é preciso contar com a ajuda de um médico para investigar e, assim, tratar corretamente o caso.

Queimação no estômago é o principal sintoma de refluxo gastroesofágico. Essa doença comum em nossa sociedade pode trazer complicações graves, como lesões, inflamações e tumores.

Geralmente, o problema aparece na primeira infância, mas pode atingir pessoas mais velhas. O retorno dos alimentos e líquidos é do estômago para o esôfago.

Causas

Uma das principais causas é a obesidade, que acontece por conta da má alimentação. Isso deixa a válvula que impede o refluxo no organismo mais fraca. Segundo especialistas, o excesso de frituras, refrigerantes álcool, café, balas e outros alimentos mentolados prejudica o funcionamento do aparelho digestivo. Ao longo do tempo, essa exposição no esôfago provoca problemas como queimação, azia e inflamações.

Para evitar o problema, é preciso tomar cuidado com a alimentação, priorizando uma alimentação saudável e equilibrada. Produtos gordurosos são prejudiciais. Além disso, a prática de atividade física periódica ajuda a combater a obesidade. Um médico especializado também deve ser consultado.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir