Cidadeverde.com
Viver Bem

Fio dental é indispensável para a higiene da boca

Imprimir

Fazer a higienização correta da boca após cada refeição pode parecer uma tarefa trabalhosa e desnecessária para alguns, mas acredite: é essencial para a saúde. Por isso, o ideal é ter sempre à mão uma boa escova de dentes e um fio dental.

Para a higienização correta, não basta utilizar apenas a escova. É preciso aprofundar a limpeza com o fio. Isso porque ele complementa a função da escova, que é retirar completamente os restos de alimentos escondidos nas gengivas e dentes.

Orientação

Para ser eficiente, no entanto, o fio dental precisa ser usado da maneira correta, antes ou depois das escovações, duas vezes ao dia, e sempre com muito cuidado e atenção. É preciso colocar o fio com cautela entre os dentes, o mais próximo possível da gengiva, sem machucar.

Se não for possível utilizar o fio duas vezes ao dia, o recomendado é pelo menos uma vez, de preferência antes de dormir. Durante a noite, o corpo produz saliva em menor quantidade e, sem uma higiene adequada, as bactérias aproveitam essa parada do corpo para se multiplicar, colocando em risco a saúde da boca.

Indicada para todas as idades, essa ferramenta de higiene deve ser utilizada até mesmo por bebês. O objetivo é prevenir o surgimento de doenças bucais

A partir do nascimento do primeiro dente, a mãe já pode utilizar a ferramenta para auxiliar na limpeza. Ainda na infância, também é indicado permitir que a criança mexa no fio dental, para que esteja familiarizada com ele quando puder fazer a limpeza sozinha.

 

Estadão Conteúdo

Imprimir