Cidadeverde.com

Casca de coco e podas de árvores viram adubo para as hortas e campos agrícolas de Teresina

Imprimir

Foto: Ascom SDR

Dar um destino ecologicamente correto e com alto valor social às sobras de coco e podas de árvores em Teresina. Esse é o objetivo da Unidade de Compostagem Pedra Mole/Anita Ferraz mantida pela Prefeitura de Teresina. No local são produzidos todos os meses entre 50 e 60 toneladas de material utilizado na fabricação de composto orgânico para o plantio de hortaliças em hortas e campos agrícolas da cidade sem uso de agrotóxicos.

“Esse é um compromisso da gestão municipal de apoiar a produção sustentável, ajudando não só os horticultores, mas também o meio ambiente”, ressalta a gestora da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), Maria Vilani.

A produção da usina de compostagem tem várias vantagens. “O custo de produção é baixo e o produto não oferece riscos de contaminação aos trabalhadores, consumidores e meio ambiente. Buscamos aproveitar melhor os recursos naturais existentes de forma sustentável, dando um incremento na produção de hortaliças”, destaca o chefe da Divisão de Hortas da SDR, Antônio Luiz.

Ele explica que o volume de produção é variável, uma vez que a quantidade da matéria prima depende das podas de árvores feita pela Equatorial a da coleta das cascas de coco verde feita por duas envasadoras da cidade. Todo o material é destinado para hortas e campos agrícolas que produzem alimentos sem uso de agrotóxicos.

No total, são oito hortas comunitárias de base agroecológica: Camboa, Cerâmica Cil, Serra do Gavião, Assentamento 17 de Abril, Ave Verde, Soim, Assentamento Alegria e Vale da Esperança. Através da SDR, os horticultores recebem todo o suporte nas áreas de técnicas agrícolas, agronomia e assistência social.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais