Cidadeverde.com

Confira dicas de prevenção ao Câncer de mama e como cuidar da saúde psicológica durante o tratamento

Imprimir

O Outubro Rosa, que surgiu em 1990, em Nova York, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção à doença, bem como levar informações importantes ao maior número de pessoas, o que se torna ainda mais necessário no momento atual, visto que 62% das mulheres esperam o fim da pandemia para voltar à rotina de cuidados com a saúde, segundo pesquisa realizada pelo Ibope.

A partir dos 40 anos, segundo o Professor de Obstetrícia do UniFacid, Dr. Arimatea Santos Júnior, as mulheres devem fazer a mamografia anualmente a fim de detectar o Câncer de Mamam de forma precoce. “Já a prevenção é baseada em boa alimentação, atividades físicas, controle do peso e outros hábitos saudáveis”, esclarece o especialista.


Dr Arimatéia Santos Júnior

Outra prática que pode contribuir para prevenção, pontua o médico, é a amamentação. “Durante o aleitamento, as taxas de hormônios específicos que podem desencadear o câncer de mama são reduzidas na mulher, além da amamentação contemplar processos que promovem a eliminação e renovação celular no organismo, evitando lesões no material genético e, consequentemente, prevenindo contra o câncer de mama”, explica o doutor e professor do UniFacid.

O exame preventivo é importante para que a mulher possa identificar o câncer antes dos sintomas se manifestarem e é recomendado pelo Ministério da Saúde que a partir dos 50 anos de idade elas realizem uma mamografia a cada dois anos, além do exame clínico realizado por um profissional da saúde.

Porém, quando o diagnóstico é positivo, é importante saber que o suporte familiar e psicológico pode ser fundamental no tratamento. “Um fator que influencia no enfrentamento das problemáticas relacionadas à saúde humana é o apoio social que inclui a família e amigos. Possuir boas relações sociais aumenta a capacidade das pessoas de enfrentar a ansiedade e o estresse decorrentes de determinadas doenças”, enfatiza a professora de Psicologia da Saúde do UniFacid, Valéria Sena. Ainda segundo a docente, o acesso ao apoio psicológico é assertivo no que tange ao entendimento dos medos e angústias para que assim possam ser acolhidos e compreendidos.

Casos especiais
Mulheres que possuem um histórico familiar de câncer, fumantes, obesas, que não se alimentam de forma adequada e que consomem bebida alcoólica de forma abusiva devem dobrar a atenção e os cuidados.

 Tratamento
O tratamento para o câncer de mama pode variar de acordo com cada paciente, com a fase da doença e também o tipo de tumor. São muitos os tratamentos que podem ser realizados, como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, entre outros.

Suporte Psicológico

A paciente que passa por um tratamento de câncer precisa de um acolhimento especial da família, desde o momento em que recebe o diagnóstico. Além do suporte familiar, contar com a ajuda de um psicólogo ajuda a lidar com a doença com menos angústia e as chances de depressão diminuem.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais