Cidadeverde.com

Uma bonita atuação de Salomão Viegas no esporte piauiense

Imprimir
  • 1ababa20,3.jpg Everardo Torres
  • 1ababa20,2.jpg Everardo Torres
  • 1ababa20,1.jpg Everardo Torres
  • 1ababa20.jpg Everardo Torres

No dia 14 deste mês, uma quarta-feira, faleceu em Teresina o nosso companheiro e amigo Salomão Viegas, nascido em Loreto, no Estado do Maranhão, cidade distante de Teresina mais de 400 km. 

Veio para a capital piauiense com os pais ainda criança, com os seus 5 anos de idade. Aqui estudou e começou a sua longa paixão pelo esporte. 

Na juventude foi craque de futebol de salão, considerado pelo pessoal da época um dos mais destacados praticantes da modalidade no Estado do Piauí. No futebol de campo atuou no time do rádio, sob o comando técnico de Carlos Said.

Nos anos sessenta Salomão Viegas ingressou na imprensa esportiva. Formou nas equipes da Rádio Clube, da Rádio Difusora e da Rádio Poty. Há mais de 20 anos, perto de uns 30, passamos a trabalhar juntos na Rádio Pioneira, quando a equipe era mantida por mim no sistema de produção independente. Salomão foi um fiel e dedicado companheiro e amigo. 

Quando sai da Rádio Pioneira, fui para a Rádio Cidade Verde e novamente lá estava Salomão ao meu lado. Narrou uma grande quantidade de jogos em Teresina, nas regiões Norte e Sul do Piauí, em outros estados também.  

Era uma narração cheia de tiradas que agradavam o torcedor, como "deixa de conversa.... o time tal está com pressa.... apanha, apanha...". O seu ritmo de transmissão era bom, no estilo que o torcedor gostava.

Salomão Viegas comparecia a todos os jogos de futebol no Albertão e no Lindolfo Monteiro, não importando se era clássico ou pelada, estivesse ou não escalado para trabalhar. Chegar atrasado, nem pensar. Muíto cedo estava lá. Com o afastamento temporário de Carlos Said, Salomão foi comentarista em vários jogos, mostrando toda a sua experiência, os seus conhecimentos sobre futebol.

Salomão foi Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Piauí, em cuja gestão foi adquirido o valioso patrimônio no bairro Pedra Mole, depois negociado por seus sucessores, com graves prejuízos para a classe. Também cumpriu sua missão no Torneio Intermunicipal Piauiense de Futebol. 

Também foi Presidente da Federação Piauiense de Futebol de Salão e quando estava na Rádio Poty orgnizou e realizou um dos maiores torneios de futebol amador de Teresina. Foi o Torneio de Futebol nas Coroas do Rio Parnaíba, com enorme sucesso. Prestou serviços ao esporte também como funcionário da FAGEP e da SEMEL.

A morte de Salomão Viegas teve grande repercussão nos meios esportivos. Foram inúmeras as mensagens de amigos, de colegas radialistas, de esportistas de um modo geral, aqui mesmo de Teresina e outras cidades, inclusive a Nota de Pesar publicidade pela Federação de Futebol do Piauí. 

Os filhos Eduardo e Marcelo, as irmãs agradecem a todas as manifestações. Eu e minha esposa somos padrinhos do primeiro filho de Salomaõ e esposa Teresinha, o Eduardo.

Fim de carreira para Salomão Viegas, mas a história do rádio e do esporte piauiense preservam as suas realizações. Muitos gols narrados pelo locutor do "Apanha Apanha", como diz Pedro Alcântara Ribeiro, estão gravados nos arquivos do futebol piauiense.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais