Cidadeverde.com

Ministro chega a Parnaíba para inspeção do CNJ no Judiciário

Imprimir
A equipe do Conselho Nacional de Justiça já se instalou no Piauí para realizar a inspeção no Judiciário do Estado. São 20 funcionários do CNJ espalhados em vários núcleos do Tribunal de Justiça do Piauí, além de 15 auxiliares e cinco juízes, que ainda devem chegar a Teresina. Um juiz já está no município de Parnaíba acompanhando as atividades da tramitação de processos na cidade do litoral.
 
Os ministros Gilmar Mendes, presidente do CNJ, e Gilson Dipp, corregedor nacional de Justiça, só chegam a Teresina no início da madrugada desta quarta-feira (25). Gilmar só irá participar a audiência pública que começa às 9h30min de quinta-feira no auditório do TJ/PI, com a participação de várias entidades ligadas ao Judiciário e populares. A intenção é ouvir sugestões, denúncias e críticas aos trabalhos no Tribunal e comarcas.
 
A inspeção acontecerá em Teresina, Parnaíba e Picos até o próximo sábado, verificando a quantidade de processos e o funcionamento dos fóruns. Entre as razões que motivaram a ação, o CNJ destacou o expressivo número de expedientes administrativos junto ao Conselho, e dados de dezembro de 2008 do sistema Justiça Aberta. No Piauí, existem 138.091 processos e 2.984 processos conclusos aguardando ato judicial diverso a mais de 100 dia, além de outros 1.309 conclusos esperando prolação de sentença por período semelhante.
 
O CNJ já realizou inspeções em outros cinco estados, entre eles Bahia e Rio Grande do Sul.
 
Carlos Lustosa Filho (flash do TJ/PI)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: