Cidadeverde.com

Cuidados necessários com a dermatite atópica

Imprimir

Doença inflamatória, a dermatite atópica atinge em sua maioria pessoas que já possuem casos do problema na família. Apesar disso, fatores externos são responsáveis por agravar ou iniciar a doença. Por isso, é muito importante conhecer detalhes sobre o caso.

A dermatite atópica surge principalmente durante a infância. Geralmente nessa fase as lesões surgem principalmente na região dos cotovelos e joelhos. Essas lesões são ásperas e coçam muito.

Uma segunda fase pode acontecer um pouco antes da puberdade. A partir dos 13 anos, o problema pode causar pele seca, lesões de pele e coceiras. Já na fase adulta a pele seca e as lesões são distribuídas pelo corpo. Por isso a doença é confundida com alergia.

Orientação

Geralmente, é uma doença que não afeta tanto a qualidade de vida. Mesmo assim, exige cuidados especiais, até mesmo, com o ambiente, evitando tapetes em casa. Eliminar constantemente a poeira do ambiente também ajuda. 

Como coça muito, é muito importante manter sempre as unhas curtas como forma de prevenção. Isso porque as bactérias que ficam nas unhas podem provocar outras complicações.

Receitas caseiras também devem ser evitadas. Algumas até mesmo podem causar mais irritações na pele, apesar de inicialmente aliviarem. Antes de qualquer ação, é muito importante consultar um médico especializado para uma avaliação do caso e a definição do melhor tratamento. 

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais