Cidadeverde.com

Lacen descobre caso inédito de coronavírus em paciente com síndrome de Guillain-Barré

Imprimir
 
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) investiga pela primeira vez a presença do novo coronavírus no sistema nervoso de um paciente com a Síndrome de Guillain-Barré, uma síndrom neurológica rara. 
 
"O material genético do novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi detectado no líquido cefalorraquiano de um paciente vitimado recentemente por síndrome de Guillain-Barré, em Teresina. Trata-se de achado inédito, constituindo-se o primeiro caso documentado no mundo em que o vírus é detectado no sistema nervoso de um paciente com a doença ".
 
O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI) realizou o exame e notificou o caso ao Ministério da Saúde.
 
De acordo com o Lacen, "o líquido cefalorraquidiano é um fluido que envolve e protege o cérebro, a medula espinhal e as raízes de todos os nervos do corpo humano. Esse líquido é coletado por punção na região da coluna lombar, nos casos suspeitos da doença".
 
O Lacen ressalta que "apesar desse achado, o monitoramento da vigilância da síndrome de Guillain-Barré no estado não registrou aumento do número de casos durante a pandemia de COVID-19, em 2020".
 
O LACEN-PI irá remeter a amostra do líquido cefalorraquidiano ao Laboratório de Referência em Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, para análises aprofundadas que tentarão esclarecer como o vírus invadiu o sistema nervoso do paciente. 
 

O neurologista coordenador do programa de vigilância epidemiológica dos agravos com manifestações neurológicas, dr. Marcelo Adriano, "já há registro de alguns casos de síndrome de Guillan-Barré sob relação temporal com a COVID-19 no mundo, mas esse provavelmente é o primeiro caso documentado em que houve a detecção de partículas virais específicas no líquido que circula no sistema nervoso do paciente".

“Ainda estão sendo realizados testes para outros agentes infecciosos comprovadamente relacionados à síndrome de Guillain-Barré; além disso, estudos mostram que fragmentos já inviáveis do vírus podem permanecer detectáveis por longos períodos em alguns locais do organismo, mas destituídos de infectividade e de poder agressivo”.  
 
 
Guillain-Barré
 
"A síndrome de Guillain-Barré é caracteriza-se pela perda aguda da força muscular e da sensibilidade nas pernas, nos braços, na face e até mesmo nos músculos da respiração. Diante de uma infecção, por vezes o sistema imunológico do paciente confunde-se e passa a atacar os próprios nervos do indivíduo, reconhecendo erroneamente os seus envoltórios (bainha de mielina) como se fossem vírus ou bactéria a serem eliminados", explica o Lacen. 
 
Nessas situações, segundo o Lacen, "indica-se o uso da medicação 'imunoglobulina humana hiperimune' (disponível pelo SUS), na tentativa de interromper o processo de lesão dos nervos pelo próprio sistema imunológico". 
 
 

Foto: Pedro Falcão/Sesapi
 
 
 
 
Carlienne Carpaso (Com informações do Lacen)
[email protected] 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais