Cidadeverde.com

Decreto proíbe consumo de bebida próximo de bares, restaurantes e em local público

Imprimir

 

O decreto com medidas restritivas em relação ao consumo de bebida alcóolica aos finais de semana foi assinado pelo governador Wellington Dias e divulgado nesta quinta-feira (22). A venda está liberada, mas a população não poderá ingerir álcool em via pública, nem próximo a  estabelecimentos privados como bares, restaurantes e casas de eventos. A restrição se aplica ainda a praças e outros logradouros fora do ambiente domiciliar. 

Acesse o decreto aqui

De acordo com o decreto, fica vedado o consumo de bebidas alcoólicas no entorno de estabelecimentos privados como bares e restaurantes, dentre outros. "Ficando ressalvado, o consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente sentados em cadeiras e acomodados em mesas, respeitando o distanciamento mínimo de 2 (dois) metros e as demais medidas higienicossanitárias estabelecidas no Protocolo Específico nº 021/2020", diz o decreto.

Pelo documento, forças de segurança, vigilância sanitária e equipes de saúde serão convocadas para intensificar a fiscalização das restrições estabelecidas nos planos específicos de retomada das atividades, além de promover a testagem da população.

As polícias Militar e Civil, voltarão a fiscalizar a exigência do uso da máscara, álcool gel e o distanciamento nas ruas e dentro de estabelecimentos. Nas casas de eventos será observada também a capacidade ocupação. 

A Polícia Rodoviária Federal e demais órgãos fiscalizadores de trânsito, devem intensificar as blitzen e a testagem dos condutores com etilômetro. 

"A falta de cuidados está fazendo aumentar o número de pessoas com covid, cresce a ocupação de leitos e, consequentemente, os óbitos. Trabalhamos para conter a transmissibilidade e reduzir mortes" declarou o governador

Na última semana, o Piauí registrou 70 mortes por covid-19, média de 10 óbitos por dia.

 

Busca Ativa

O governador determinou a intensificação do Busca Ativa. O programa visa a identificação de infectados por meio de visitas domiciliares. Equipes de saúde vão às residências e promovem testes inclusive em pessoas assintomáticas.

De acordo com a coordenação do Busca Ativa, em Parnaíba, a testagem identificou e encaminhou para tratamento, 1.500 pessoas que desconheciam estar com covid-19. 

 

Atividades de campanha eleitoral

Sobre as atividades de campanha, o governador Wellington Dias esclareceu que existe um regramento a ser seguido por partidos e candidatos, salientando que a fiscalização cabe à justiça eleitoral. 

"Fizemos um regramento, mas quem trata daquilo que é possível e o que não é possível é o TRE (Tribunal Regional Eleitoral)" finalizou o governador.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais