Cidadeverde.com

Hemopi continua com estoque reduzido e pede por novas doações; veja como doar

Imprimir

O Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí) sofreu uma drástica redução nas doações de sangue desde o início da pandemia do novo coronavírus no Piauí e, mais uma vez, vem a público pedir por doações. Desde a semana passada, cirurgias eletivas em hospitais, como no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), foram canceladas por falta de estoque.

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, relata que desde o mês de março um plano de contingência foi adotado para a captação de doadores para “diminuir as perdas”. 

“De agosto para cá, a gente busca fortalecer o nosso serviço com a realização de palestras, campanhas de sensibilização e as coletas externas nos bairros da capital e no interior. O intuito é reestabelecer o nosso estoque de sangue”. 

O diretor explica que o Hemopi tem os quatro tipos principais de sangue, que são os tipos O, A, B e AB. “Eu diria que os sangues (tipo) B e (tipo) AB, que são os sangues menos prevalentes na população brasileira, são os sangues mais raros. Mesmo que você seja qualquer outro tipo sanguíneo é importante que você venha doar”.

Jurandir Martins ressalta que a necessidade por sangue é diária no Hemopi. “Nós somos o único hemocentro no estado e nós temos por necessidade atender toda a demanda hospitalar, de toda rede pública e parte da rede privada”.

“Nós queríamos também aqui garantir que todas as medidas de segurança são tomadas no sentido de evitar a proliferação do novo coronavírus”.  


Foto:Rodrigo Nunes/MS

Novembro

Quando ocorrem feriados, principalmente os prolongos como o do próximo fim de semana, o sinal de alerta fica ainda mais intenso no Hemopi. Na próxima sexta-feira (30) será o feriado do Dia do Servido Público, que foi adiado no Piauí e em Teresina. Na segunda (2) será feriado de Dia dos Finados.  

O mês de novembro também preocupa para uma redução ainda maior das doações devido os dois finais de semana destinados às eleições municipais, com 1º e 2º turno.

"A gente já alerta a toda população para que neste mês de novembro, mesmo em clima eleitoral, que a gente possa dedicar parte do nosso tempo a praticar a cidadania e a solidariedade para doar sangue e realmente ajudar a quem precisa”. 
 

Como doar

Em Teresina, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira no Hemopi, das 8h às 12h e de 13h as 17h. Sábados e feriados, as doações são até às 17h. A sede do Hemopi em Teresina está localizada na Rua Primeiro de Maio, 235 - Centro (Sul), próximo do Hospital de Urgência de Teresina. 

Tefones para mais informações: 

  • Teresina (86) 98894-6614
  • Parnaíba (86) 9 8894-7159
  • Picos (89) 98801-1717
  • Floriano (89) 98801-1984 

 O Hemopi reafirma que obedece todas as medidas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus e o processo de doação de sangue está seguro.


Foto: Roberta Aline

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais