Cidadeverde.com
Viver Bem

Projeto distribuirá vouchers de consulta e mamografia em ação alusiva ao Outubro Rosa

Imprimir

O Teresina Transforma, plataforma de voluntariado on-line administrada pela Prefeitura, realizará neste sábado (31) uma ação alusiva ao Outubro Rosa. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O evento, intitulado “Ação Muda Junto”, acontecerá às 17h, na quadra poliesportiva do residencial Pedro Balzi, zona Sudeste de Teresina. Será destinado a 80 pessoas da região, seguindo todas as recomendações de segurança orientadas pelos órgãos de saúde.

O Muda Junto é uma ação que se dá em nível nacional através das plataformas de voluntariado que são vinculadas ao Transforma Brasil. “Em Teresina, iremos distribuir os vouchers de atendimento médico na área de ginecologia e senhas de mamografia para os participantes da zumba da comunidade”, explica a coordenadora do Teresina Transforma, Débora Ferraz.

Durante o evento, serão distribuídos 100 vouchers de atendimento médico especializado e 100 senhas para exames de mamografia, com o objetivo de facilitar o acesso ao diagnóstico precoce. Profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) também estarão disponíveis, respondendo às dúvidas da população. Além disso, serão realizados momentos lúdicos com aulas de zumba e projeções com vídeo.

O momento da Zumba será conduzido pela equipe Aeróbica Brasil com o instrutor físico Ray Santos, que já realiza trabalho voluntário junto à comunidade do Pedro Balzi através de aulas gratuitas nos ginásios e praças da região. “Já cuidava da minha comunidade, e agora ter o Teresina Transforma do lado, para ajudar o bairro, é muito importante. Para mim, é o maior orgulho fazer parte dessa ação”, destaca Ray.

Entre as participantes das atividades realizadas por Ray, está Joelma Costa da Cunha. A moradora do Pedro Balzi tem 42 anos e vem realizando o monitoramento de nódulos descobertos nas mamas desde 2013. “O evento vai ser uma oportunidade de me consultar e fazer os exames de rotina. Assim como eu, tem muitas mulheres na nossa comunidade que precisam”, explica.

O momento foi articulado através de uma parceria entre a frente local do Transforma Brasil, o Teresina Transforma, e a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fundação Maria Carvalho e PLAN Internacional Teresina.

A plataforma Teresina Transforma é um projeto criado pela a Associação Incubadora Porto Social, que tem sua base em Recife. Em Teresina, é operacionalizada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), estando ativa desde dezembro de 2019.  Para saber como ser um voluntário, como cadastrar seu projeto social ou conhecer mais sobre a articulação, basta acessar https://teresinatransforma.pmt.pi.gov.br.

 

Da Redação
[email protected] 

Imprimir