Cidadeverde.com
Viver Bem

Entenda a importância de incluir o leite no cardápio

Imprimir


Muito gostoso, o leite é fonte de bons nutrientes: proteínas, carboidratos, vitaminas, gorduras e minerais. Por ser completo, não deve faltar à mesa. Mas com tantas variedades, qual é o melhor para escolher no momento da compra no supermercado? Segundo especialistas, cada um é recomendado para um determinado perfil. Por isso, é necessário conhecer alguns detalhes.

Basicamente, a diferença entre os três tipos principais - integral, semidesnatado e desnatado - é a quantidade de gordura. Mesmo com a redução da gordura, o leite mantém praticamente os mesmos nutrientes, principalmente de cálcio.

Vale ressaltar o significado de leite integral. O termo quer dizer inteiro. Ou seja, é o leite com todos os seus nutrientes.

Benefícios

Encontrado com abundância no leite, o cálcio é muito importante para o fortalecimento dos ossos, muito importante para evitar lesões e prevenir a osteoporose. Esse mineral ajuda também na conservação dos dentes, entre outros benefícios para a saúde. 

Para adultos, o indicado é o consumo de três copos de leite por dia. Para jovens e crianças, o mais recomendado é o integra. Isso porque a gordura presente nesse tipo é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

Sempre é importante lembrar a importância de manter uma dieta equilibrada, com o consumo de alimentos saudáveis. Além disso, pratique regularmente a atividade física. Por fim, lembre-se de consultar um médico periodicamente para as avaliações necessárias.

 

Estadão Conteúdo

Imprimir