Cidadeverde.com

Inmet renova alerta de perigo e mais cidades terão chuvas fortes

Imprimir

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou, nesta terça-feira (3), a fazer alerta de chuvas intensas no Piauí. 

Desta vez, além do Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste, a região Norte piauiense deve registrar fortes chuvas até esta quarta-feira (4). 

O aviso meteorológico continua na categoria "Perigo", de classificação laranja.  "O Inmet não só renovou com ampliou o espectro do alerta. Antes ele estava da Grande Teresina para o extremo sul, agora ele abrange do extremo Sul ao litoral", explica Werton Costa, professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí.

As previsões são de que de que aconteçam chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O aviso do Inmet é um indicador de condição atmosférica favorável para chuva. O alerta laranja dá mais credibilidade para a previsão do tempo. 

Ontem tudo o que Inmet previu aconteceu em Teresina. Houve alagamento, quedas de árvores e até a noite de hoje ainda há bairro sem energia elétrica. 

A Defesa Civil Municipal está monitorando 11 bairros da capital após as fortes chuvas. As equipes estiveram nos bairros Pedra Mole, Tabajaras, Satélite, Planalto Ininga, Samapi, Vila Bandeirantes, São João, Vila Mandacaru, Centro, São Pedro e Vermelha.

A previsão do tempo aponta que, nesta quarta-feira, a temperatura máxima em Teresina será de 31ºC e a mínima 24ºC.

Fim do B-R-O-Bró ?

Apesar das chuvas, o B-R-O-Bró não acabou. Embora depois de passar muito calor parte dos teresinenses esteja feliz com o "tempinho europeu" , a alegria das temperaturas amenas na capital vai durar pouco.

Werton Costa  explica que nesta semana ainda as chuvas vão cessar e o sol há de brilhar outrar vez. 

"Essas chuvas são provocadas pela (Zacas) Zona de Convergência do Atlântico Sul. Então é um sistema episódico. Ocorre em alguns momentos e depois desaparece. É diferente da Zona de Convergência Intertropical que permanece no  Nordeste por dois, três meses. Essa chuva para ainda essa semana e o sol começa a brilhar em Teresina. Somente no Sul que ainda terá uma chuvinha", explica. 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais