Cidadeverde.com

Chuva com ventos fortes alaga ruas e volta a causar estragos em Teresina

Imprimir

 

Atualizada às 12h40

Forte chuva voltou a cair em Teresina na manhã desta terça-feira (3) causado novamente estragos e deixando ruas alagadas. O Corpo de Bombeiros informou ao portal Cidadeverde.com que ainda estava resolvendo os estrados deixados pelas chuvas de ontem. Muitas árvores caídas provocaram queda de energia em vários bairros da cidade. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de chuvas intensas no Piauí nas próximas 24 horas. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado  por pessoas que ficaram presas em elevador e em veículos em várias zonas da capital. O teto do posto de Saúde Carlos Alberto, no bairro Dirceu, na zona Sudeste, desabou. Na Maternidade Dona Evangelina Rosa também registrou infiltrações em alguns setores, principalmente na UTI Materna Covid. 

Veja nota da maternidade

A diretoria da Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER) informa que a Casa teve problemas pontuais nesta manhã de segunda-feira (03), em decorrência da forte chuva que caiu em Teresina. É importante ressaltar que a Instituição tem uma equipe de manutenção a postos 24 horas para sanar problemas pontuais e já se encontra trabalhando nos reparos e realizando um supervisão na Casa.

No bairro São João, na rua padre José do Rego, um buraco abriu no meio da rua e engoliu os pneus de um carro. 

Uma viatura do Samu ficou presa no meio de uma avenida na zona Sul. 

Uma oficina na avenida Presidente Kennedy foi invadida pelas águas das chuvas também. 

Na Vila Ferroviária, no bairro Ilhotas, zona Sul, os moradores tiveram transtornos com as águas entrando nas casas. 

Fotos: Tiago Melo/TV Cidade Verde

Árvores caídas e falta de energia

De acordo com a Equatorial, devido aos fortes ventos, estragos foram registrados em várias regiões da capital. Árvores na rede elétrica, cabo partidos ou entrelaçados e um poste que caiu na Ladeira do Uruguai ocasionaram a suspensão do fornecimento de energia em diversos pontos. Essas ocorrências são classificadas como alta complexidade e é necessário um maior tempo para execução do serviço e reestabelecimento da energia.

As equipes de atendimento emergencial, que já haviam sido reforçadas pelo alerta de condições climáticas adversas, trabalharam durante toda a noite e madrugada, onde foram priorizadas regiões com alimentadores com defeito, que afeta uma quantidade maior de clientes, cabos partidos, áreas hospitalares e clientes marcados com prioridade, devido a tratamento de saúde.

Em decorrência do volume de ocorrências e para retornar o fornecimento o mais breve possível, a Equatorial Piauí aumentou em oito vezes o número de equipes atuando na capital nesta terça-feira. Devido às chuvas, o atendimento fica mais lento por questão de segurança.

Para gestão das ocorrências, a Distribuidora também quintuplicou o contingente de controladores no Centro de Operações, responsável por receber e direcionar as demandas.

Foto: Roberta Aline

Matéria original

As chuvas intensas devem continuar caindo em Teresina pelo menos até a quarta-feira (04). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e  também compreende boa parte do estado do Piauí. 

De acordo com o alerta, que se encerra às 11h da quarta-feira, há o risco de chuva entre entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h .O Inmet também alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O climatologista Werton Costa, professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), explica que as chuvas acontecem por consequência do chamado corredor de umidade do atlântico sul, que está atuando na região nordeste nos últimos dias. 

"Estamos sob interferência de um sistema que tem prazo para acabar. Ele termina na quarta-feira. É um corredor de nuvens que está se movimentado.A tendência dele é subir no mapa. Ele começou no sertão, chegou a Teresina, vai de hoje para amanhã se concentrar no vale do Longá e na quarta-feira vai estar próximo do litoral. Enquanto ele estiver atuando deve provocar chuvas", explicou o professor. 

Por conta do risco de fortes chuvas, o Inmet reforçou as orientações aos moradores das áreas que devem ser atingidas:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Estragos

Na segunda-feira (02), a chuva que caiu na capital provocaram estragos em alguns pontos da cidade, como queda de árvores e interrupção do fornecimento de energia elétrica. 

No bairro Vale Quem Tem, zona leste, casas foram destelhadas por conta dos ventos e as paredes do terceiro piso de uma construção acabaram caindo, atingido residências vizinhas e a rede de transmissão de energia. 

"Eu estava em casa, ouvi um barulho muito forte e achei que era a torre de telefonia caindo. Quando vi era a parede que tinha caído na calçada, quebrando todos os fios", relatou o Torneiro Mecânico Ricardo Pereira, morador do local. 

Foto: Tiago Melo/ TV Cidade Verde

O bairro Vale Quem Tem e outras comunidades da região permanecem sem energia elétrica desde a tarde de ontem. Os moradores afirmam que já acionaram a Equatorial Piauí, mas ainda não obtiveram retorno. 

A chuva registrada na madrugada desta terça-feira (03) também ocasionou estragos em diversos pontos da capital. 

 

Natanael Souza e Caroline Oliveira(Com informações de Tiago Melo)
[email protected] 

  • chuva-6.jpg Roberta Aline
  • chuva-5.jpg Roberta Aline
  • chuva-4.jpg Roberta Aline
  • chuva-3.jpg Roberta Aline
  • chuva-2.jpg Roberta Aline
  • chuva.jpg Roberta Aline
  • chuva9.jpg Roberta Aline
  • chuva8.jpg Roberta Aline
  • chuva7.jpg Roberta Aline
  • chuva6.jpg Roberta Aline
  • chuva5.jpg Roberta Aline
  • chuva4.jpg Roberta Aline
  • chuva3.jpg Roberta Aline
  • chuva2.jpg Roberta Aline
  • chuva1.jpg Roberta Aline
  • chuva_teresina.jpg Roberta Aline
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais