Cidadeverde.com
Geral

Número de mesários no Piauí cresce quase 300% nas eleições de 2020

Imprimir

Foto: divulgação TSE

O número de mesários no Piauí cresceu 289,95% em relação às ultimas eleições municipais. Em 2016, 2.208 mesários  inscreveram voluntariamente. Agora, os inscritos somam 8.610. Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) junto aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país mostra ainda que o aumento foi de 220,24% em todo o país, o que significa que o total de voluntários que se inscreveram este ano triplicou em relação ao número dos que se cadastraram no ano do último pleito municipal.

O número de inscritos é comemorado pelo TSE. Devido a pandemia do novo coronavírus era esperado um número menor d colaboradores. 

“Em meu nome e em nome do país, gostaria de agradecer a esses milhares de voluntários. São brasileiros patriotas, idealistas, comprometidos com o interesse público e que decidiram ajudar a democracia brasileira prestando um relevante serviço como mesários”, declarou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Barroso também destacou que o Tribunal se preparou para a realização de eleições em meio à pandemia.

“O TSE constituiu uma consultoria sanitária, formada por especialistas dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês e da Fundação Fiocruz, e preparou um Plano de Segurança Sanitária com as regras a serem adotadas no pleito. Eleitores devem seguir o distanciamento e usar álcool em gel, além de evitar qualquer tipo de contato. Mesários terão máscara, protetor facial e álcool em gel individual. Tudo o que foi possível para realização de eleições com o máximo de segurança foi feito”, afirmou o presidente da Corte.

Pelas regras, todo cidadão que prestar serviço como mesário será dispensado do serviço (público ou privado), mediante declaração expedida pelo juiz eleitoral, e terá dois dias de folga. O serviço prestado não é remunerado; contudo, o mesário receberá auxílio-alimentação.

A coordenadora do Grupo de Trabalho Mesários do TSE, Ana Cláudia Mendonça, esclareceu que 627.312 voluntários já passam por treinamento e outros 347.922 estão com o curso em andamento, para garantir que estejam aptos a atender o eleitorado no dia da votação. 

"O treinamento ajudará o mesário a ter mais segurança para a condução tranquila do seu trabalho no dia da eleição”, destaca.

 


Graciane Sousa
[email protected]
Com informações TSE

Imprimir