Cidadeverde.com

Promotor: "MP não será a Geni" da inspeção do CNJ no Piauí

Imprimir

O promotor José Methon Filho criticou hoje (27), em entrevista ao Jornal do Piauí, que as críticas feitas ao Ministério Público não devem se restringir apenas ao órgão, já que a morosidade do trabalho do MP é reflexo de problemas que ocorrem inclusive no Supremo Tribunal Federal.

“Existe um caso do afastamento de um juiz federal e um juiz de primeira instância que está atravancando processos na primeira instância do Piauí.A morosidade de Brasília tem reflexos na morosidade do Piauí”, explica.

Corroborando com José Methon Filho, o promotor Ubiraci Rocha declarou ainda que o Judiciário do Piauí virou a “Geni”, em referência à música de Chico Buarque de Holanda.

Ubiraci citou ainda o caso do assassinato de uma estudante chamada Aline, que foi assassinada pelo namorado no bairro Primavera. O promotor, quando era da 1ª Vara Criminal, impetrou recurso em setembro de 2008 e até o momento o recurso nunca foi julgado. “E não é só no Judiciário piauiense. Existe um habeas corpus para ser julgado no Superior Tribunal de Justiça há dois anos. Um habeas corpus, que é uma das coisas mais simples de se julgar”, contesta o promotor Ubiraci Rocha.

Encaminhamento de processos

Há uma determinação que irá diminuir o caminho percorrido pelos processos. Os inquéritos sairão direto da delegacia para o Ministério Público. Hoje, o trâmite é da delegacia para a vara, depois para o cartório, depois para o juiz, que envia para o promotor. Em média, o procedimento dura três meses.

Agora, com essa nova determinação, o inquérito sai da delegacia e vai para as mãos do promotor. A medida começaria a valer a partir da próxima segunda-feira (02). Porém, foi solicitado um adiamento e o procedimento começará a vigorar em 02/04.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: