Cidadeverde.com

Veja os benefícios para a pele e a saúde do Betacaroteno

Imprimir

As aglomerações em praias ou clubes não são indicadas por conta do coronavírus. Entretanto, é fundamental para a saúde a exposição aos raios solares. Isso sem contar o fator estético, também importante. Além do protetor solar obrigatório, alimentos ricos em betacaroteno ajudam a conquistar a cor desejada de forma saudável.

O betacaroteno é um micronutriente precursor da vitamina A. Uma vez ingerido, este micronutriente é convertido em vitamina A e auxilia a produção da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. É por isso que é conhecido pela sua contribuição acentuada no bronzeado.

A melanina também ajuda a proteger a pele da ação nociva dos raios solares. Uma das funções da melanina é a de proteção da pele. Mas isso não quer dizer que a pessoa abandonará os protetores solares. Eles sempre devem ser usados.

Lembrete

Vale lembrar ainda que o betacaroteno atua também como antioxidante, neutralizando a ação de radicais livres e reforçando o sistema imunológico Mas não pense que você vai mudar a sua dieta em um dia e colher os resultados no outro. Os alimentos devem começar a ser consumidos algumas semanas antes da exposição ao sol. O ideal é que estejam presentes em três refeições diárias

Amarelão

É importante ressaltar que o corpo humano só sintetiza o betacaroteno em vitamina A quando necessário, de modo que seu consumo em excesso não é tóxico ao organismo.

O único efeito colateral do consumo excessivo é o surgimento de uma tonalidade mais amarelada da pele. Essa tonalidade também pode ser alaranjada e percebida na palma da mão e na planta do pé, por exemplo.

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais