Cidadeverde.com
Economia

Sindicato questiona governo sobre tabela do pagamento de dezembro deste ano

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O governo do Estado divulgou o novo calendário de pagamento dos servidores públicos para o ano de 2021, como faz todos os anos. Porém, a falta de informação sobre o mês de dezembro de 2020 chamou atenção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (Sindespi) que pediu uma explicação da gestão estadual. A Secretaria da Fazenda informou ao Cidadeverde.com que o pagamento segue o cronograma do mês de novembro. 

Segundo a presidente, Geane Sousa, a tabela em vigência traz os meses de dezembro/2019 a novembro/2020. E atual tabela divulgada inicia o calendário de pagamento somente a partir de janeiro/2021. 

“Mas se Tabela de 2020 começou com dezembro, a de 2021 deveria começar também com dezembro. Com isso, os servidores e servidoras estão sem saber quando ocorrerá o pagamento referente ao mês de dezembro de 2020”, questiona Geane Sousa.

A Secretaria da Fazenda do Estado informou que o pagamento realizado do mês de dezembro de 2020 vai seguir o cronograma do mês de novembro, ou seja, começando no dia 30 de dezembro e seguindo até o dia 17 de janeiro de 2021. E já no final de janeiro inicia o pagamento de janeiro de 2021, seguindo a nova tabela com pagamentos até o quinto dia útil.
 
Parte dos servidores ainda aguardam o pagamento de outubro da tabela atual que vai até o dia 18 de novembro.


A tabela deste ano é dividida em quatro faixas pagamentos passando da metade do mês, enquanto a do ano seguinte foi resumida em duas e com pagamentos até o 5º dia útil. 

13º salário já foi antecipado 

O pagamento da segunda parcela do 13º salário foi antecipado no mês de agosto para todos os servidores públicos. A primeira parcela é sempre paga no mês de aniversário do funcionário. 

Veja nota tabela para 2021

Caroline Oliveira
[email protected]

Imprimir