Cidadeverde.com

Estresse também prejudica a saúde dos cabelos; veja como evitar

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Ansiedade, nervosismo e estresse promovem algumas reações nas pessoas, que costumam ter determinadas atitudes sem perceber. Arrancar fios de cabelo e pelos é uma destes hábitos. Tricotilomania é o nome problema, definido pelos profissionais como um transtorno de controle do impulso.

A situação acontece assim: a pessoa sente vontade de arrancar os pelos do corpo. Isto pode provocar dor ou desconforto, mas ao mesmo tempo traz um certo alívio, alimentando o transtorno.

Orientação

Estas vontades aparecem com mais frequência quando a pessoa está sozinha ou entediada. Com isso, arrancar fios do corpo, principalmente da cabeça, é um jeito de preencher o tempo. Mas estar entediado não é a principal razão para este transtorno aparecer. A depressão e a ansiedade são as grandes causadoras deste distúrbio.

Qualquer pessoa pode ter a tricotilomania: mulheres, homens e crianças. Muitos que sofrem com o problema chegam a perder tantos fios que tentam esconder com faixas e perucas. Alguns até mesmo raspam o cabelo para acabar de uma vez como o problema.

Para quem sofre com o problema, é muito importante contar com a ajuda de um médico para encontrar a melhor solução para o caso. Para tentar evitar o hábito, realize alguma atividade para deixar as mãos ocupadas, como desenhar ou fazer artesanato.

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais