Cidadeverde.com
Viver Bem

Pressão alta: cuidados necessários para combater o problema

Imprimir

Combinar dieta equilibrada, prática de atividade física e medicamente – quando indicado pelo médico faz parte da rotina dos pacientes hipertensos. Aliás, é possível até mesmo obter os remédios gratuitamente em alguns casos. Apesar disso, dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) demonstram que somente um em quatro adultos hipertensos está em tratamento, apesar de mais de 30% apresentarem o problema.

A correria do dia a dia é uma das alegações apresentadas pelas pessoas para justificar a falta de um acompanhamento constante sobre a saúde. Entretanto, é muito importante conseguir superar essa barreira para, com isso, garantir a desejada qualidade de vida.

Quando não tratada adequadamente, a hipertensão reduz a expectativa de vida em mais de 16 anos. Medir a pressão arterial duas vezes ao ano consome apenas poucos minutos, mas já pode fazer uma grande diferença.

Alerta

A pressão alta é o maior fator causador de enfartos e derrames. Entre as principais causas da hipertensão arterial estão: obesidade, estresse, má alimentação e consumo excessivo de sal. A hereditariedade também faz parte desta lista.

Por isso, quem tem parentes hipertensos, está acima do peso ou sofre com colesterol alto, diabetes e outras doenças crônicas deve medir a pressão arterial com uma frequência satisfatória. Além disso, é fundamental fazer consultar periódicas ao médico para uma avaliação, podendo identificar assim possíveis problemas com antecedência.

 

Estadão Conteúdo

 

Imprimir