Cidadeverde.com
Geral

Filho de agricultores é médico e professor: conheça trajetória de Dr. Pessoa

Imprimir

Foto: Roberta Aline

O prefeito eleito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), 74 anos, nasceu em Água Branca, é filho de agricultores e foi alfabetizado aos 15 anos.

Veja trajetória política e de vida de Dr. Pessoa: 

Nascido na localidade Lagoa da Rosa, no município de Água Branca, no dia 12 de agosto de 1946. Filho dos agricultores Faustino José Leal e Maria Raimunda Leal. Irmão de seis e pai de três. Foi alfabetizado apenas aos 15 anos. Em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (UNIFESO), no RJ. Especializou-se em Cirurgia Geral, Saúde Pública, Administração Hospitalar, Medicina do Trabalho e é titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões do Rio de Janeiro e Mestre em Saúde da Família, tendo conquistado o direito de pleitear um Doutorado. Trabalhou como acadêmico em 1975 e a partir de 1978 como médico no estado do Rio de Janeiro. Foi diretor do Serviço de Urgência e Emergência (Pronto Socorro) do Hospital das Clínicas de Teresópolis – RJ; diretor do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas, Teresina-PI (Hospital de Ensino); diretor do Hospital Satélite (Diretor Clínico- Clínica Médica), Teresina-PI; desempenhou ainda atividades de ensino como professor concursado de cirurgia geral na Faculdade de Medicina de Teresópolis – RJ (departamento de cirurgias). 

Atualmente é professor Adjunto 04 em Cirurgia Geral na Universidade Federal do Piauí – UFPI, coordenador do Curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na UFPI, coordenador de monitores do curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na UFPI, membro do Conselho Universitário da UFPI e Mestre em saúde da família UNINOVAFAPI.

Carreira política

Dr. Pessoa iniciou sua trajetória política em 1988, quando candidatou-se a prefeito de Lagoinha do Piauí, mas não venceu as eleições. Em 1996 foi candidato a prefeito de Água Branca, mas só conseguiu ser eleito em 2000 como vereador de Teresina e foi reconduzido por três mandatos seguidos, em 2004, 2008 e 2012. Em 2014 foi eleito deputado estadual. Em 2016 disputou as eleições para prefeito e ficou em segundo lugar, com mais de 170 mil votos. Em 2018, candidatou-se ao Governo do Piauí, ficando novamente em segundo lugar e obtendo, na capital, 40 mil votos a mais que o governador. Em 2020, disputou as eleições para a Prefeitura de Teresina.

 

Da Redação
[email protected]

Imprimir