Cidadeverde.com

Gastrite: veja as causas, diagnóstico e tratamento

Imprimir

Foto: Roberta Aline

Quem nunca sofreu com um incômodo no estômago? Embora desconfortável, a dor serve como um alerta importante. Afinal, ela indica que algo está errado. Por isso, é necessária uma avaliação médica para identificar a causa e, consequentemente, dar início ao tratamento necessário. 

Normais em qualquer idade, as dores no estômago ocorrem por alguns motivos, como: prisão de ventre, estresse, refluxo, azia e gases. Problemas mais sérios também fazem parte da lista, como gastrite e úlcera.

Diagnóstico

O diagnóstico que detecta um caso de gastrite é feito, em primeira instância, com uma análise dos hábitos alimentares, possíveis medicamentos consumidos, outras doenças existentes e até mesmo a rotina diária. Casos familiares também devem ser relatados para o médico.

Depois, dependendo da situação, o profissional pode indicar o exame conhecido como endoscopia digestiva alta. Essa avaliação pode ser feita com ou sem biópsia, que é a retirada de pequenas amostras de tecido.

Tratamento

O tratamento depende da causa. Para alguns, o uso de remédios é necessário. Em outras situações, somente uma dieta rigorosa e balanceada já resolve o problema. Lembre-se que a dor na região do estômago é um alerta. E, por isso, não deve ser desprezada. A gastrite deve ser tratada, pois pode evoluir para doenças mais graves.

 

Estadão Conteúdo

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais