Cidadeverde.com

Vídeo mostra drama de pacientes oncológicos à espera de radioterapia

Imprimir

Vídeos enviados ao Cidadeverde.com mostram o drama de pacientes oncológicos à espera de atendimento no Hospital São Marcos, em Teresina. O flagra foi feito na tarde desta terça-feira (1).  

Nas imagens, que  foram gravadas pelo acompanhante de um paciente, mulheres relatam que estão há horas esperando fazer uma sessão de radioterapia, mas a máquina estaria com defeito.

"É um descaso o que está acontecendo. Algo precisa ser feito. As pessoas gastam com deslocamento  e quando chegam aqui essa máquina está quebrada" conta Ofir Santana, 40 anos, que acompanha um paciente diagnosticado com câncer de próstata. 

Uma paciente afirma que desde a manhã desta terça-feira aguardando  uma sessão.  Ela afirma que é "sempre um estresse" fazer radioterapia.

"Fiz dez sessões, mas sempre no estresse. A máquina sempre quebra. Eu ligo cinco minutos antes para saber se posso vir, eles dizem que pode,  quando chego aqui ele falam que a maquina está quebrada. Ontem meu atendimento era 8h30 da manhã e fui atendida 8h da noite", reclama.

A filha de um paciente conta que a família teve que se mudar de Alegrete do Piauí para Teresina, mas sempre que vão ao hospital fazer a sessão de radioterapia a máquina quebra. 

"Aqui está um descaso. Eles não consertam  essa máquina. Meu pai era pra fazer 35 sessões e não sabe quando vai terminar. Toda hora essa maquina quebra. Ele já chega aqui debilitado e ainda tem que passar por isso", lamenta.

O Cidadeverde.com entrou em contato com o Hospital São Marcos que enviou o seguinte posicionamento:

O Hospital São Marcos esclarece que é responsável pelo tratamento de 100% dos pacientes do SUS com câncer que necessitam de Radioterapia. É o único centro no estado do Piauí que faz tratamento radioterápico pelo SUS. Trabalha 23 horas por dia para atender a demanda, de domingo a domingo.  Está em fase final de aquisição de um novo equipamento de Radioterapia. Além disso, durante todos os meses de pandemia, por uma dificuldade de acesso dos pacientes, aconteceram acúmulos de casos para início de tratamento e isso se reflete agora no nosso atendimento. Nunca paramos, mesmo nos piores momentos da pandemia, mas muitos pacientes tiverem dificuldade de acesso ao hospital. 

O São Marcos é e sempre será parceiro da população piauiense na luta contra o câncer! Mas ter todas as informações é fundamental para se entender o cenário em sua amplitude e complexidade.

 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais