Cidadeverde.com

Dicas para uma boa alimentação durante o calor

Imprimir

Com os termômetros registrando temperaturas mais elevadas, alguns cuidados são necessários com a alimentação para preservar a saúde. No calor o nosso metabolismo trabalha de forma diferente. Por isso é melhor consumir alimentos considerados mais “leves”, aumentando a quantidade de verduras, legumes e frutas.

O excesso de doces e alimentos gordurosos precisa ser combatido também. Evite muito açúcar e produtos industrializados. O sal exige uma atenção especial também durante essa fase, já que ele aumenta a retenção de líquido no corpo

O consumo de bebidas alcoólicas também liga um sinal de alerta. O calor pede algo gelado. Entretanto, alguns costumam seguir para a cerveja, ao invés de um copo de água. O álcool, porém, não permite que o corpo fique corretamente hidratado, prejudicando o trabalho dos rins.

Orientações

O excesso de determinados produtos não faz bem para o corpo, independentemente das temperaturas registradas nos termômetros. Entretanto, alguns outros alimentos ajudam a preservar a saúde. O leite, por exemplo, é uma ótima escolha para o dia a dia. 

Aumentar o consumo de água também ajuda a preservar o organismo. O liquido faz com que o rim trabalhe corretamente e ativa a circulação. Além disso, facilita a eliminação de toxinas do organismo.

Na lista de alimentos necessários, acrescente alimentos integrais e com ômega 3, como os peixes, além de proteínas magras. Por fim, os sucos naturais e água de coco são ótimos aliados da saúde.

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais