Cidadeverde.com

Santos e Palmeiras empatam e perdem chance de encostar nos líderes do Brasileiro

Imprimir

Santos e Palmeiras fizeram neste sábado um clássico movimentado e de quatro gols. Mas como acabou empatado, o resultado não ajudou ninguém no Campeonato Brasileiro.

Foto - Cesar Greco - Palmeiras

O placar de 2 a 2 na Vila Belmiro deixa os times distantes dos líderes da competição, em especial do primeiro colocado, o São Paulo. 

O time do Morumbi pode fechar a rodada com nove pontos de vantagem sobre os rivais - ambos estão com 38.

A igualdade tem um sabor mais amargo para o Santos. O time continua sem vencer clássicos nesta temporada e teve maior domínio do jogo. Marinho incomodou bastante a defesa palmeirense e participou dos dois gols. 

O time alviverde sofreu com problemas no meio-campo e não conseguiu levar muito perigo ao gol de John Victor. A partida teve também dois lances decididos pelo VAR.

Mesmo às vésperas de compromissos no meio de semana pela Copa Libertadores, os times não pouparam os principais jogadores. O Santos escalou a mesma formação utilizada no meio de semana contra a LDU enquanto o Palmeiras precisou mudar quatro jogadores por causa de problemas físicos ou suspensão. 

Os desfalques até levaram o time alviverde a improvisar o zagueiro Emerson Santos como volante, por falta de opções.

Apesar disso, quem começou melhor foi o Palmeiras. A equipe ocupou mais espaços, deixou o Santos sem saída de bola e teve a primeira oportunidade de perigo com o próprio Emerson Santos, aos 11 minutos, em chute de fora da área. 

A equipe da casa só começou a chegar ao ataque depois dos 20, após Marinho e Soteldo conseguirem participar mais. Eles passaram a buscar a bola e a levar perigo em arrancadas.

Quem começou a ser o grande destaque foi justamente Marinho. O vice-artilheiro do Brasileirão quase marcou em um chute defendido por Weverton e pouco depois criou a jogada do gol. 

O uruguaio Viña errou um bote e após a bola passar por Marinho e Kaio Jorge, Diego Pituca completou, aos 37 minutos do primeiro tempo. O primeiro tempo terminou com uma justa vitória santista

Os times tiveram um intervalo prolongado por causa de um apagão nos refletores do estádio. Foram 26 minutos de paralisação até o segundo tempo começar e logo o jogo a mudar de rumo.

O santista Lucas Veríssimo tocou com a mão na bola ao tentar cortar um cruzamento. O árbitro de vídeo analisou o lance e confirmou o pênalti. Raphael Veiga converteu, aos 9 minutos.

A virada palmeirense veio em um momento curioso. Willian seria substituído, mas permaneceu em campo para participar de um lance de escanteio. Decisão corretíssima. O atacante aproveitou a sobra e completou para o gol, aos 17 minutos. 

A liderança durou pouco. De novo Marinho foi decisivo e deixou o placar em 2 a 2 aos 26, em um chute cruzado. O gol levou o Santos a recuperar o domínio.

Mais inteiro fisicamente, o time da casa ficou no campo de ataque pelo restante do tempo. O Palmeiras demonstrou cansaço, perdeu o zagueiro Empereur por lesão no fim do jogo, quase não tinha forças para o contragolpe e ainda perdeu no fim Zé Rafael, expulso após análise de infração pelo VAR, em dividida com Felipe Jonatan.

Por Ciro Campos
Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais