Cidadeverde.com

Projeto Siga a Estrela leva espetáculo musical para o Teatro 4 de Setembro

Imprimir

Foto:GleycaLima

A 4ª edição do Projeto Siga a Estrela leva o espetáculo musical “O Boi e o Burro a caminho de Belém” para o palco do Theatro 4 de Setembro. O Auto de Natal acontece no dia 17 de dezembro, a partir das 18 horas. Neste ano, por conta da pandemia e das medidas de isolamento social, o projeto será realizado através de uma live, com transmissão pelo Youtube. O Coral Raio de Sol, da escola de música Dona Gal, sob a regência de Wânya Sales, já é presença confirmada no espetáculo.

 “Atualmente temos 56 crianças no nosso coral e parte delas vão se apresentar. Já estamos ensaiando as músicas natalinas pra fazer bonito no dia 17”, diz Wânya Sales, que também vai levar a pequena Laina Makena, de 10 anos, que toca sanfona. No palco, o Grupo “As Petúnias de Teatro” entram em cena com o “O Boi e o Burro a caminho de Belém”, uma adaptação da obra infantil de Maria Clara Machado, sob a direção de Marina Marques.

A peça é um auto de natal com melodias natalinas escritas em 1953 e que marca a estreia da autora no universo dramatúrgico infantil.  É uma das peças mais conhecidas e encenadas há mais de cinco décadas. A dramaturgia narra a história do nascimento de Jesus Cristo sob o ponto de vista de dois protagonistas: Boi e Burro. É um texto que emprega uma linguagem simples, onde personagens reais e fictícios interagem com esses animais até o nascimento de Cristo.

A encenação do espetáculo “O Boi e o Burro a Caminho de Belém” se constrói nas relações dos personagens: a estrela, o pastor, as pastora, os três reis, os anjos, a Maria, o José e o menino Jesus com os protagonistas do enredo o Boi e o Burro. No cenário, elementos campestres dividem o espaço com o ficcional, através de projeções. Já o figurino, desmonta a ideia de unidade, demonstrando uma viagem entre a década em que se passou a história até os dias de hoje. 

A cantora Gislene Danielle vai representar Maria e o cantor Edivan Alves interpreta José. A direção geral do espetáculo é assinada por João Vasconcelos. O projeto é uma realização da Andaluz Iluminação, através da Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura – Secult e Theatro 4 de Setembro.

“Esta é a quarta edição do evento. Infelizmente, não poderemos receber o público no teatro, mas vamos fazer uma festa linda para a criançada e para o público de todas as idades”, afirma o diretor da Andaluz, Romero Saboia.

A live será transmitida através do canal da TV Garrincha no Youtube.  “Provavelmente teremos a transmissão simultânea em outros canais. Estamos fechando novas parcerias para alcançar um público maior”, diz Romero. Em 2017 e 2018, o projeto foi realizado no Parque da Cidadania. Na sua primeira edição, em 2016, o Siga a estrela levou o espetáculo natalino para o conjunto Tancredo Neves, Praça Pedro II e Palácio de Karnak. Em todas as edições, o espetáculo reuniu um público de 4 mil pessoas por noite.

Espetáculo terá audiodescrição
A live do projeto Siga a Estrela vem com uma inovação: audiodescrição. Trata-se de uma faixa narrativa adicional para pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos, consumidores de meios de comunicação visual, onde se incluem a televisão, o cinema, a dança, a ópera e as artes visuais.
“A live será a primeira do Piauí a ter o recurso de acessibilidade comunicacional, com audiodescrição do cenário do evento, da fisionomia e vestes dos participantes, os músicos e dos seus instrumentos, dos objetos usados, das logos, dos patrocinadores, das mensagens dos telões e do que mais aparecer de forma identificável”, diz o professor Ronaldo Branco, da Branco Acessibilidade Comunicacional – BRAC.
 
FICHA TÉCNICA
“O BOI E O BURRO A CAMINHO DE BÉLEM”
TEXTO: MARIA CLARA MACHADO
DIREÇÃO: MARINA MARQUES
FIGURINO: DILCON CARVALHO  E SOLANGE
OPERAÇÃO DE SOM: REGINA FERREIRA
ELENCO:
DILCON CARVALHO
DILZA CARVALHO
EVELLYN BITTENCOURT
FRANCISCO DAS CHAGAS COSME
FRANCISCA CAMILA BEZERRA DOS SANTOS RUFINO
FRANCISCO FELUX DE SOUSA NETO
LORENA CAMPELO
LUIZ FELIPE SILVA DOS SANTOS
MARININHA MARQUES
VITOR MANOEL DA SILVA BRITO
SAMUEL GOMES DE MORAIS


 

 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais