Cidadeverde.com

Fonoaudiologia como aliada dos pacientes com Covid-19

Imprimir

No dia 9 de dezembro é celebrado o Dia do Fonoaudiólogo. O profissional de saúde que cuida da voz, de pessoas que apresentam problemas na fala, até mestres de cerimônia, locutores, dubladores, atores e cantores, que dependem da voz para exercer a sua profissão. Esse ano o profissional ganhou ainda mais destaque por fazer parte da equipe multidisciplinar que cuida de pessoas com COVID-19.

A fonoaudióloga, Edileuza Martins, explica qual é a contribuição desse profissional para o tratamento dos casos graves de COVID-19. “O fonoaudiólogo está na linha de frente do combate à doença com o objetivo de realizar desde a avaliação até a reabilitação tratando a dificuldade de engolir e falar desses pacientes que evoluíram de uma intubação oro traqueal para uma traqueostomia”, explica.

Ainda segundo Edileuza o tratamento é mais voltado para o retorno da ingestão de alimentos. “Quando o paciente sai da intubação ele precisa de orientação e acompanhamento para voltar a comer via oral, sempre estando atento a respeitar os limites dessa doença, e para que ele tenha uma melhor qualidade de vida”, esclarece.

Em relação aos cuidados com a voz, principalmente nesse período onde estamos cada vez mais dentro de casa, às vezes falando muito por conta do trabalho, às vezes falando pouco devido a comunicação escrita ser mais utilizada a fonoaudióloga orienta “É importante melhorar a alimentação, manter-se hidratado, ter repouso vocal, articular bem as palavras abrindo um pouco mais a boca ao falar, medidas simples que contribuem para diminuir o desgaste vocal”, pontua Edileuza.

Para além dos casos de internação e prevenção da voz o fonoaudiólogo ainda pode atuar na comunicação escrita, oral, respiratória e auditiva em todas as faixas etárias.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais