Cidadeverde.com

PF realiza operação que investiga fraudes no auxílio emergencial em 13 Estados

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira(10) a Operação "Segunda Parcela" com objetivo de reprimir fraudes ao Auxílio Emergencial. As ações estão ocorrendo nem 13 estados da federação (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina, Tocantins, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão e Mato Grosso do Sul). Uma equipe da PF do Piauí foi deslocada para Presidente Dutra, no Maranhão para cumprir mandados. 

Ao todo, estão sendo cumpridos 42 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão e 13 mandados de sequestro de bens. Cerca de 152 policiais federais participam da operação.

De acordo com  a PF, trata-se da maior operação no combate às fraudes ao beneficio, contando com uma atuação efetiva e integrada para preservar o instituto que teve mais de 60 milhões de beneficiados, em razão da crise de saúde pública ocorrida em 2020.

Foi determinado o bloqueio de valores de até R$ 650 mil, em diversas contas que receberam benefícios fraudados.

As medidas são parte de uma Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE),  que conta com participação da Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF), Ministério da Cidadania (MCid), CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de identificar a ocorrência de fraudes massivas e desarticular a atuação de organizações criminosas.

A linha de trabalho adotada importa que os pagamentos indevidos e as tentativas de cadastramento irregulares são processados dentro de ferramentas estabelecidas pela Polícia Federal, buscando identificar a atuação de organizações criminosas e conjuntos de fraudes com denominadores comuns (fraudes estruturadas). O intuito é desestruturar ações que causam graves prejuízos ao programa assistencial.

 

Natanael Souza (Com informações da Polícia Federal)
[email protected]
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais