Cidadeverde.com

Cientistas defendem comprar "todas as vacinas" contra covid

Imprimir

Foto: MyPhoto Press/Folhapress

A postura do Ministério da Saúde de não negociar a compra de doses da Coronavac com o Instituto Butantã pode levar o País à inédita situação de não ter imunizante em número suficiente para a própria população e, ao mesmo tempo, estar exportando itens para países vizinhos. O alerta foi feito pela epidemiologista Ethel Maciel, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que integra o grupo técnico epidemiológico de apoio à elaboração do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Na noite de anteontem, o grupo divulgou nota pública na qual faz um apelo ao governo para que sejam "imediatamente abertas negociações" com o Butantã e para que imunização do País comece "o quanto antes" e não somente em março, como se chegou a anunciar. "Seria desastroso ter as doses da vacina produzidas no Brasil sendo vendidas para outros países. Vários países da América Latina já estão abordando o Butantã para comprar a Coronavac", disse Maciel. "O Butantã já é responsável por mais de 70% da produção de vacinas que fazem parte do PNI; essa posição (de não negociar com ele) não faz o menor sentido."

Para a especialista, seria igualmente "desastroso" se cada Estado do País fizesse campanha de imunização independente, negociando individualmente a compra de vacinas. "A chance de dar errado é muito maior", advertiu a epidemiologista. "O processo precisa ser muito bem coordenado. Uma pessoa não pode tomar vacina em um Estado e depois outra em outro, por exemplo. Ou tomar a primeira dose e não a segunda."

Por causa de uma disputa política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador João Doria, a Coronavac não está sendo oficialmente considerada pelo ministério para a campanha de imunização. A nota do grupo técnico pede que as decisões tenham por base evidências científicas e não "em eventuais cenários políticos de fundo".

O grupo que assina a nota pública tem especialistas de Fiocruz, USP, UFES e Médicos Sem Fronteiras, entre outros. Eles pedem "o esforço das autoridades para incorporar em sua estratégia (...) todas as vacinas que se mostrem eficazes".

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais