Cidadeverde.com

Missa virtual homenageará Luiz Gonzaga neste domingo (13) em Teresina

Imprimir

Foto: Arquivo Cidade Verde

Em homenagem aos 108 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, será realizada uma missa neste domingo (13), às 18h, com transmissão virtual simultânea por meio das mídias sociais da Colônia Gonzaguiana de Teresina (grupo de fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores). O novo formato foi adotado pelo grupo cultural em decorrência das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

A celebração acontecerá na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, com participação do padre Antônio Cruz. O evento também festejará o Dia Nacional do Forró e o Dia de Santa Luzia.

"A missa de Santa Luzia já é uma tradição cultural do nosso Estado. É sempre muito esperada pelos fãs de Luiz Gonzaga e fiéis de Santa Luzia. É um momento para reverenciar, agradecer, celebrar nossas raízes culturais e religiosas, e, esperançar dias melhores. Mesmo com dificuldades, não poderíamos deixar de organizar esse evento, que seguirá protocolos de segurança especiais para assegurar a saúde dos fiéis gonzaguianos”, explica Wilson Seraine, produtor da Missa de Santa Luzia e Presidente da Colônia Gonzaguiana.

O evento contará com a participação de músicos, sanfoneiros e artistas que integram a Colônia Gonzaguiana. A transmissão será realizada no canal do Youtube (Colônia Gonzaguiana de Teresina - Wilson Seraine) e no Facebook (@coloniagonzaguiana).

Relação entre Gonzaga e Santa Luzia

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu (PE), em 1912. Seu nome, Luiz, foi escolhido porque 13 de dezembro é o dia da festa de Santa Luzia, Gonzaga foi sugerido pelo vigário que o batizou, e Nascimento por ser dezembro, mês em que o cristianismo celebra o nascimento de Jesus.

Considerado protegido por Santa Luzia, ficou cego de apenas de um olho, quando sofreu um grave acidente de carro, em dezembro de 1961, enquanto viajava, com seu filho, Gonzaguinha, da cidade do Rio de Janeiro ao município fluminense de Miguel Pereira, onde ficou um mês hospitalizado.

Dia Nacional do Forró

No dia 13 de dezembro é comemorado também o Dia Nacional do Forró. A data é uma homenagem ao dia do nascimento do sanfoneiro. A data foi instituída a partir da Lei nº 11.176, sancionada pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 6 de setembro de 2005, e que teve origem no Projeto de Lei nº 4265/2001, de autoria da deputada federal Luiza Erundina.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais