Cidadeverde.com

Comitê Científico do NE recomenda medidas mais duras para evitar “explosão” da Covid-19

Imprimir


Foto: Danilo Verpa/Folhapress

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste divulgou nova  recomendação, pedindo aos nove governadores da região, que adotem medidas mais restritivas contra a Covid-19.  

O grupo – que é comandado pelo infectologista e neurocientista  Miguel Nicolelis - recomenda a criação urgente de Comissão Nacional de Vacinação Independente. 

Os cientistas sugerem que as ações sejam adotadas o mais rápido possível para evitar a explosão de casos e mortes projetadas para após as festas de final do ano. Se nada for feito, de acordo com o Comitê, o número de infectados e de óbitos poderá voltar a crescer de forma “exponencial e fora de controle”.

As providências que devem ser adotadas pelos governadores é o fechamento de todas as praias, parques e outros espaços que possam gerar aglomerações. O consórcio sugere também que estados com têm ocupação de leitos superior a 80% como Pernambuco e Paraíba, seja adotado o Lockdawn pelo menos por 14 dias. 

Para os cientistas, o retorno das aulas presenciais, mesmo em menor escala, a abertura de comércio, shoppings, academias, bares,  e outros espaços contribuem para a disseminação da pandemia ou mesmo para a segunda onda de infecções.

“Certamente, caso não tivesse ocorrido o período eleitoral, este decaimento teria continuado e muito provavelmente a situação seria hoje bem mais confortável, com tendência de redução do número de casos e óbitos. O período eleitoral foi crucial para a volta da pandemia, pois todas as normas preconizadas pela OMC e até mesmo por Secretarias Estaduais de Saúde foram violadas através da realização de eventos que promoveram grandes aglomerações de pessoas”, diz o boletim.

O documento informou ainda que só o estado de Pernambuco apresentava tendência de alta, agora os estados da Bahia, Paraíba e Piauí também indicam um possível aumento no número de óbitos, o que é preocupante em função da volta da ocupação dos leitos hospitalares para os portadores da Covid-19.

Seguem as principais medidas sugeridas pelo Comitê Científico:

Vacinas e estratégia de vacinação;

Medidas de distanciamento social;

Renovação das medidas de proteção às equipes de saúdes, testagem e rastreamento de casos e reabertura de leitos e hospitais de campanha;

Monitora covid-19, telemedicina e brigadas emergenciais de saúde;

Medidas para dificultar a importação do vírus.

 

Veja o documento na íntegra


Flash Yala Sena (Com informações do Comitê Científico do Nordeste)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais