Cidadeverde.com

"Feijão Pirata" é vendido por crianças em feira da zona sul

Imprimir
Fotos: Naruna Brito/CidadeVerde.com
 
Imagine a surpresa da dona-de-casa Maria da Cruz ao comprar um feijão verde e perceber que, na verdade, o grão era branco e havia sido pintado. O caso aconteceu no último final de semana no Parque Piauí, zona sul de Teresina.

“Eu coloquei o feijão para cozinhar no domingo e quando vi, o caldo estava todo verde e o feijão branco com um gosto estranho”, afirma Maria. A dona-de-casa diz que comprou o legume nas bancas que se formam em frente à igreja do bairro, aos finais de semana. “Achei estranho porque geralmente quem vende o feijão são adultos e desta vez só tinha crianças”, conta.

Antonio Francisco de Sousa, esposo de Maria, acredita que a “falsificação” do feijão aconteça da seguinte forma: os grãos brancos seriam colocados de molho de um dia para o outro, em uma água com corante verde, para que ganhe a aparência de fresco e a cor natural.

“O feijão branco custa dois reais, eles fazem isso e vendem o feijão verde por quatro reais. Nós só percebemos essa diferença agora”, declara Antonio.

Vigilância Sanitária
O fiscal da Vigilância Sanitária, Roberto Matias, afirmou que a Anvisa recebeu a denúncia e vai entrar em contato com pessoas do Ministério da Agricultura para ajudar a investigar no caso.

“O sistema é semelhante ao das pessoas que vendem frutas. Nessa época, a oferta de feijão verde é muito grande”, descreve. Segundo ele, caso seja confirmada a história, a Anvisa irá recolher o produto e proibir a comercialização.
 
 
O casal só percebeu a diferença quando começou
a cozinhar o feijão, que começou a soltar um caldo verde.
 
 
 
Clique ► e veja o vídeo
 

Flash de Naruna Brito (direto do Parque Piauí)

Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: