Cidadeverde.com

Dicas para manter a saúde durante as festas de fim de ano

Imprimir

Foto:Pixabay/fotos gratis

Seja ao lado dos amigos e familiares ou até ao lado de poucas pessoas por conta da pandemia do coronavírus, muitas pessoas costumam rechear a mesa com pratos saborosos para comemorar as festas de fim de ano. Consequentemente, é comum encontrar quem deixa um pouco a dieta de lado e exagera durante as refeições   

Para preservar a saúde mesmo durante as celebrações, seguir algumas dicas ajuda a evitar complicações. A primeira dica é ficar atento com as quantidades e os alimentos colocados no prato. Lembre-se de equilibrar nutrientes, proteínas, carboidratos, fibras, entre outros.

Nessa condição, os especialistas indicam montar um prato com 50% formado por vegetais, um quarto com proteínas e o restante com carboidratos. Evite ainda exagerar no consumo de alimentos muito gordurosos e, também, os doces.

Mais dicas

Outro ponto é evitar permanecer por muito tempo sem comer. Se não for possível parar e fazer um prato equilibrado, procure pelo menos consumir um lanche natural ou até mesmo sementes e castanhas durante o dia.

Também fique atento às vitaminas. Elas podem ajudar de diversas formas. Batatas doces e mangas possuem vitamina A, já brócolis e as frutas cítricas são fontes de vitamina C. O zinco está presente nos peixes e castanhas. Por sua vez, ameixas e amêndoas são fontes de potássio. Ricas em nutrientes, a salada deve fazer parte do prato.

Durante as festas, não dá para descuidar da hidratação. Isso significa, portanto, beber muita água. Lembre-se também de evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas para começar o novo ano com muita saúde.

 

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais