Cidadeverde.com

Aneel pede explicações sobre blecaute e diz que 71 mil consumidores foram atingidos

Imprimir

Foto: Roberta Aline


Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nota nesta terça-feira (5) informando que cobrou da Equatorial explicações sobre o blecaute que atingiu Teresina na véspera do Ano-Novo. Cerca de 10 bairros ficaram quase três dias sem luz.   

De acordo com a Aneel cerca de 71 mil unidades consumidoras sofreram com o apagão. 

A agência deu prazo um prazo de até segunda-feira (11) para que a distribuidora informe a quantidade de consumidores afetados, os equipamentos impactados da rede, a quantidade de equipes emergenciais disponibilizadas para atendimento às ocorrências, a adequada comunicação com os consumidores, dentre outros pontos.

No domingo, a Equatorial informou que tinha retornado 100% dos consumidores que foram atingidos com a falta de energia, devido o temporal do dia 31 de dezembro. A empresa disse que existia problemas pontuais.

A Equatorial informou também que disponibilizou aos clientes os canais de reclamações como a central 0800 086 0800, o site e aplicativo da Equatorial Energia e o whatsapp (86) 3228-8200. 

Veja nota da Eneel:

A ANEEL cobrou da Equatorial Energia Piauí explicações sobre o blecaute que atingiu cerca de 71 mil unidades consumidoras em Teresina e região na virada do ano entre os dias 31/12/2020 e 3/1/2021. A Agência deu prazo até 11/1 para que a distribuidora informe a quantidade de consumidores afetados, os equipamentos impactados da rede de distribuição, a quantidade de equipes emergenciais disponibilizadas para atendimento às ocorrências, a adequada comunicação com os consumidores, dentre outros pontos.

A ANEEL utilizará tais informações em processo de fiscalização específico para a apurar a conduta da Equatorial na ocorrência. Com a fiscalização, a Agência busca verificar: as principais causas das interrupções; a eficiência na alocação de equipes e materiais pela Distribuidora; a efetividade das ações para restabelecimento do sistema e a prestação de informação aos consumidores. Segundo informações disponibilizadas até o momento pela Concessionária, o restabelecimento completo dos bairros atingidos ocorreu no dia 3, último domingo.

Desde o início da ocorrência, a ANEEL acompanha as ações realizadas pela Equatorial Energia Piauí para o restabelecimento do sistema.

Equatorial divulgou hoje esclarecimentos;

 

A Equatorial Piauí esclarece que recebeu nesta terça-feira, dia 5, um ofício da ANEEL que solicita informações para subsidiar a fiscalização sobre a contingência iniciada no dia 31 de dezembro, em decorrência das fortes chuvas e ventos que afetaram Teresina.

A distribuidora informa ainda que se trata de um procedimento usual da Agência em eventos como o ocorrido e que a empresa prestará todos os esclarecimentos e informações solicitadas pela Aneel.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais