Cidadeverde.com

Feijão verde adulterado é apreendido no Centro

Imprimir
Após denúncia feita ontem (06), no portal Cidadeverde.com e na TV Cidade Verde, sobre comercialização de feijão verde adulterado no Parque Piauí, zona Sul de Teresina, a Vigilância Sanitária da Prefeitura apreendeu, na manhã desta sexta-feira (06), na Praça João Luis Ferreira, no Centro da capital, cerca de 300 quilos do produto. A adulteração é considerada crime contra a economia popular.
 
Naruna Brito/Cidadeverde.com
 
A adulteração consiste em adicionar água e corante verde ao feijão branco, deixando o produto com aparência de feijão verde natural. O tipo de produto adicionado ao feijão para realizar a fraude ainda não foi identificado. Amostras serão enviadas para a Superintendência Federal da Agricultura para análises.
A diferenciação só foi possível por que a coloração verde é bem visível na película que cobre o grão. Após a lavagem dos grãos, a água apresenta coloração esverdeada. Com a retirada da película o grão apresenta coloração branca. O produto também demora mais para cozinhar.  

Outra fraude constatada durante a inspeção realizada pela Vigilância Sanitária foi a utilização de fundo falso nas latas em que os produtos eram medidos, para enganar o consumidor. Em vez de comprar um quilo de feijão, o consumidor levava apenas cerca de 750 gramas do produto adulterado. Ao perceberem a presença dos fiscais da Prefeitura, os falsificadores saíram correndo, não sendo identificados.
 
A venda de feijão adulterado por comerciantes ambulantes no centro de Teresina também foi encaminhada ao disque denúncia da Gerência de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde.
 
“Alertamos a população para o risco de comprar esse tipo de produto vendido por pessoas desconhecidas. Quando isso for necessário, deve-se escolher comprar feijão, em bancas, onde o debulho é feito na frente do consumidor, para evitar esse tipo de fraude”, alerta o gerente de Vigilância Sanitária, Feliciano de Paiva.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: