Cidadeverde.com

Câncer de bexiga: entenda a importância da prevenção e do tratamento

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com



Garantir a qualidade de vida desejada passa também pelo trabalho de prevenção e monitoramento da saúde. Em alguns casos, a doença não é evitada, mas identificada com antecedência. Com isso, as chances de cura são muito maiores. Este é o caso do câncer de bexiga

Esta doença ataca este órgão flexível do corpo, causando complicações locais, como sangramento intenso e levando até mesmo ao óbito devido à proliferação do problema.

Orientação

O câncer de bexiga se desenvolve na parede interna do órgão, podendo apresentar infiltração da camada muscular, facilitando a progressão para os gânglios linfáticos e vasos sanguíneos, atingindo assim outras partes do corpo

A doença é mais comum entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Apesar disso, cresce cada vez mais entre as mulheres, principalmente por causa do tabagismo, uma das causas principais para o aparecimento do câncer de bexiga.

Tratamento

Manter hábitos saudáveis é um importante passo para a prevenção. Como o cigarro é o grande vilão, parar de fumar faz parte da lista de recomendações. A consulta de rotina ao médico também precisa fazer parte do calendário de atividades obrigatórias. Com a ajuda dos exames necessários o profissional conseguirá identificar com antecedência a doença.

Existem diversos tratamentos para combater o câncer de bexiga, dependendo da fase em que se encontra. Entre as opções estão: cirurgia e tratamentos radioterápicos e com drogas quimioterápicas.

 

Fonte: Estadão Conteúdo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais