Cidadeverde.com

"Leitos de UTI serão Top para paciente grave sair vivo", diz superintendente do HU

Imprimir

O superintendente do Hospital Universitário da UFPI, médico cardiologista Paulo Márcio, informou que a unidade e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estão firmando parceria para a instalação de 20 leitos de Terapia Intensiva exclusivos para pacientes com Covid-19. 

Paulo Márcio explica que os leitos de UTI terão padrão “Top” , com os equipamentos mais modernos de Terapia Intensiva disponíveis no Brasil. 

“Serão 20 leitos de UTI Top, equipados com o que de há mais moderno no Brasil para ofertar às pessoas condições para que elas cheguem ali grave e saiam do hospital vivas. Saiam pela porta da frente do hospital e não pelo necrotério”, adiantou.  O superintendente explica, ainda, que a  FMS vai mandar pacientes, através da Central de Regulação, “e está consciente que vai passar recurso para o hospital”.

"Nós integramos a rede de serviços de saúde de Teresina, que é gerida pela FMS, ou seja, ela é a ordenadora de despesas, é quem transfere os recursos para os hospitais. Assim, o Gilberto  Albuquerque nos convocou para abraçar mais essa rede em uma parceria cujo objetivo final é salvar vidas e cuidar de gente”, acrescentou.

Foto:Herlon Moraes

Paulo Márcio afirma que o Hospital Universitário tem o melhor corpo clínico da cidade e sua diretriz foi montada para ser o hospital de excelência da capital. Mensalmente o HU faz 8 mil consultas, 700 cirurgias e 15 mil exames.

“É um quantitativo considerável para um hospital 100% SUS”, ressalta.

Nesta quarta-feira (13) equipe da FMS foi ao Hospital Universitário.   “O HU tem um potencial muito grande para ampliar sua prestação de serviço ao SUS, seja em quantidade e principalmente em qualidade, em alta complexidade”, comenta o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

A parceria entre a FMS e o HU faz parte do projeto de reorganização dos leitos Covid-19 em Teresina. O objetivo é dar celeridade ao atendimento. 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais