Cidadeverde.com
Viver Bem

Vitamina D: exposição ao sol é importante para a saúde

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

 

Essencial para a saúde dos ossos, a vitamina D é produzida após a exposição ao sol por, pelo menos, 15 minutos. Apesar de simples, esta prática é ignorada por muitas pessoas. Pesquisas demonstram um crescimento na quantidade de crianças, adultos e idosos com falta de vitamina D, o que significa ossos cada vez mais fracos.

A explicação para isso é o fato de que cada vez mais as pessoas passam o dia estudando ou trabalhando em lugares fechados, bem longe da ação dos raios solares. A pandemia do coronavírus, aliás, aumentou ainda mais a preocupação com a ausência desta vitamina no organismo, por causa do isolamento social.

Orientação

A vitamina D é absorvida pela gordura boa no organismo. Desta forma, alimentar-se corretamente faz toda a diferença para manter o organismo saudável e equilibrada. Leite, carnes e peixes auxiliam na manutenção dos níveis desejados.

A vitamina D contribui para a absorção de fósforo, cálcio e ferro pelo organismo. Esses minerais são importantes na formação e manutenção dos ossos. A falta dessa vitamina, portanto, pode facilitar o surgimento de doenças como osteoporose e osteopenia.

É muito importante consultar um médico especializado para a realização dos exames necessários para a identificação dos nutrientes que estão em falta no seu organismo. Dessa forma, é possível criar um cardápio adequado, ajudando na conquista da desejada qualidade de vida

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir